Crítica | Loucas em Apuros (Joy Ride) [2023]

Nota do Filme:

Não faz muito tempo que as mulheres começaram a protagonizar um gênero tradicionalmente tão masculino quanto as comédias besteirol. Enquanto filmes como American Pie (1999), Superbad (2007) e Eurotrip (2004) dominaram os anos 2000 objetificando o corpo feminino sem qualquer remorso, hoje a coisa é bem diferente. Na última década, a comédia besteirol como a conhecemos caiu em declínio e, desde então, está cada vez mais comum vermos mulheres ocupando este espaço. Finalmente!

Seguindo a tradição de comédias como Missão Madrinha de Casamento (2011) e Viagem de Garotas (2017), Loucas em Apuros é uma road trip divertida e tocante protagonizada por quatro amigas. A direção fica por conta da roteirista Adele Lim (de Raya e o Último Dragão e Podres de Ricos), que, aqui, realiza seu primeiro trabalho como diretora. Sua inexperiência fica evidente durante alguns pontos da narrativa, mas nada que consiga deixar a história menos divertida.

Sabrina Wu, Stephanie Hsu, Ashley Park, e Sherry Cola em Loucas em Apuros.

Loucas em Apuros conta a história de Audrey (Ashley Park), uma advogada descendente de chineses, mas adotada por um casal americano. Quando pequena, ela se torna melhor amiga de Lolo (Sherry Cola), a única outra menina chinesa do bairro. Lolo ajuda Audrey a enfrentar o preconceito, mas insiste durante muito tempo para que ela procure a mãe biológica e conheça suas origens.

O momento finalmente chega quando Audrey precisa fazer uma viagem à China para fechar um negócio do escritório onde trabalha. Ela não fala mandarim, por isso convida a amiga de faculdade, Kat (Stephanie Hsu), para ser sua intérprete. Mas Lolo resolve viajar junto para garantir que Audrey tenha uma experiência chinesa completa, levando, também, sua prima Deadeye (Sabrina Wu).

Tanto Adele Lim quantos as roteiristas Cherry Chevapravatdumrong e Teresa Hsiao têm bastante experiência com histórias envolvendo a cultura asiática. Este acaba sendo o grande diferencial de Loucas em Apuros. Apesar da descendência, Audrey cresceu como uma mulher tipicamente americana e sem qualquer interesse nas tradições chinesas. O choque cultural que acontece durante a viagem serve de gatilho para vários momentos hilários.

Cena do filme Loucas em Apuros.

Enquanto ela vai perdendo a resistência com o ambiente e a nova língua, o espectador pode apreciar uma interessante mudança de perspectiva. Levar este gênero tão americano para o oriente é uma excelente sacada, pois consegue revitalizar um tipo de filme que dificilmente encontra novas e boas abordagens. Loucas em Apuros não chega a reinventar a roda, mas diverte quem busca uma opção leve e despretensiosa entre os gigantes do momento, Barbie e Oppenheimer.

Uma vez reunidas, as quatro amigas passam por situações cada vez mais absurdas e engraçadas, fazendo a alegria da plateia, que, neste ponto, já ri sem controle. O filme consegue fazer graça com o universo feminino com muita desenvoltura, mas realmente ganha o público ao uni-lo com o contexto asiático. Loucas em Apuros se mostra bastante antenado com o atual hype da cultura oriental no ocidente e consegue tirar o melhor proveito disso em suas piadas.

Mas apesar de acertar bastante, o filme não consegue ajustar certos aspectos do roteiro. Existem muitas pontas soltas, assuntos deixados de lado sem qualquer explicação e uma viagem à Coréia que só existe para animar os fãs de k-pop. Além disso, o drama sobre a busca pela mãe de Audrey não consegue encaixar direito na trama, fazendo com que a direção de Loucas em Apuros transite com muita dificuldade entre a comédia e o drama.

Stephanie Hsu, Ashley Park, Sabrina Wu e Sherry Cola em cena do filme Loucas em Apuros.

Infelizmente, o texto precisa fazer força para que algumas situações funcionem, mas o elenco é tão afiado que, mesmo nas dificuldades, ele consegue se reerguer. Com exceção de Lolo, todas as personagens tem um arco bem construído e satisfatório. Ashley Park, conhecida pela série Emily em Paris, faz um bom trabalho como a responsável líder do grupo. A atriz tem certa dificuldade em segurar a onda nos momentos mais dramáticos, mas termina fazendo um bom trabalho.

Sherry Cola está sensacionalmente engraçada numa personagem que é, diversas vezes, responsável por levar o filme adiante. Stephanie Hsu, recentemente indicada ao Oscar por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, entrega mais do humor afiado que vem mostrando em seus papéis. Já Sabrina Wu fica encarregada da personagem mais “boba”, porém, mais marcante da história, arrancando risadas com muita facilidade.

Loucas em Apuros, que estreia nesta quinta-feira (03), chega aos cinemas num período em que as salas estão dominadas pelo grande fenômeno do ano. Assim, mesmo com um elenco de nomes que chamam atenção, é provável que tenha um desempenho bastante tímido de bilheteria. Uma pena, visto que é um filme que entrega tudo o que promete: uma comédia divertida protagonizada por mulheres talentosas que vão te fazer pedir mais.