Lista | 5 filmes para conhecer o trabalho de Greta Gerwing

D

iante do incontestável sucesso de Barbie nos cinemas – muito dele atribuído à publicidade –, surge a curiosidade do grande público em relação ao trabalho da diretora Greta Gerwing, que já atuou como diretora, produtora executiva, roteirista e também como atriz. Para ler a crítica completa de Barbie, clique aqui.

Após a leitura da crítica de Barbie, confira a lista que preparamos com um mix de trabalhos desta mulher genial para que todos conheçam um pouco do que ela é capaz – e não é pouco.

  1. O Solteirão (Greenberg) [2010]

Começamos a lista com um longa estrelado por Ben Stiller na pele do sistemático Roger Greenberg, um homem que acaba de sair de uma internação em um hospício e vai direto para a casa do irmão, Phillip (Chris Messina), que sairá de férias com a família e precisa de alguém para cuidar de sua casa e de seu cachorro.

A funcionária da família Greenberg, Florence (Greta Gerwing), ainda fica responsável por alguns cuidados da casa enquanto a família viaja, o que a coloca em contato direto com Roger. A relação dos dois é, por vezes, confusa, o que atormenta muito a vida de ambos. No fim das contas, Florence e Roger encontram meios de fazer dar certo mesmo com tantas diferenças entre eles.

2. Frances Ha (2012)

Estrelado e co-roteirizado por Greta, Frances Ha conta a história de uma jovem de 27 anos que vive aquela fase estranha do fim dos 20 e poucos anos, em que temos a urgência de que tudo esteja em seu lugar, mas nada ainda está. Frances tem uma relação única com sua melhor amiga, Sophie (Mickey Summer), com quem divide as alegrias e tristezas da vida.

Por mais que tente colocar a vida nos eixos, Frances se vê ainda tomando decisões duvidosas e aceitando empregos que, de acordo com as expectativas da sociedade sobre as pessoas com 27 anos, não são mais compatíveis. Frances Ha vem como um abraço para aqueles que estão nessa fase confusa da vida e precisam ouvir que tudo ficará bem. Para ler a análise completa, clique aqui.

3. Mulheres do Século 20 (20th Century Women) [2016]

O filme, produzido pela A24 e dirigido por Mike Mills, nos apresenta a três mulheres de diferentes idades vivendo no ano de 1979 em Santa Barbara, na Califórnia. Dorothea (Annette Fields) é mãe de Jamie (Lucas Jade Zumann), um adolescente sem referências masculinas em sua vida, ponto que preocupa a mãe.

Para compensar as dificuldades da monoparentalidade, Dorothea busca a ajuda de Abbie (Greta Gerwing), sua inquilina, e de Julie (Elle Fanning), melhor amiga de Jamie, para criar o filho com boas referências, ainda que não necessariamente masculinas. O outro inquilino, William (Billy Crudup) também se junta ao time para ajudar Dorothea a criar um homem que ame e respeite as mulheres. A trama é envolvente do começo ao fim e merece ser conferida.

4. Lady Bird: A Hora de Voar (Lady Bird) [2017]

Entrando nos filmes dirigidos e roteirizados por Greta, temos o filme Lady Bird, indicado a 5 Oscars no ano de 2018 e vencedor de 2 Globos de Ouro no mesmo ano. Nele conhecemos Lady Bird (Saoirse Ronan), uma adolescente prestes a concluir o Ensino Médio que não vê a hora de se ver livre dessa fase da vida e da cidade onde mora.

Ansiosa pelas experiências da vida, a jovem constantemente se vê em situações embaraçosas e engraçadas ao tentar viver tudo o que é possível viver em Sacramento e estudando em um colégio católico. O filme é muito divertido e vale a pena ser assistido. Para ler a crítica completa, clique no link.

5. Adoráveis Mulheres (Little Women) [2019]

Baseado no romance clássico homônimo escrito por Louisa May Alcott em 1868, Adoráveis Mulheres conta a história das mulheres da família March, composta pelas irmãs Jo (Saoirse Ronan), Amy (Florence Pugh), Meg (Emma Watson) e Beth (Eliza Scanlen) e da mãe, a Sra. Margareth (Laura Dern), que buscam sobreviver em tempos difíceis, tanto sem uma figura masculina em casa, quanto sem muito dinheiro.

O longa dirigido por Greta Gerwing foi a quarta adaptação do livro para os cinemas e recebeu 6 indicações ao Oscar de 2019, vencendo na categoria de melhor figurino. Sendo muito bem recebido pela crítica, foi considerado uma das melhores adaptações feitas para as telonas e segue sendo um sucesso. Para saber mais, leia a crítica completa no nosso site.

Após todos esses sucessos, nos resta aguardar o início das filmagens dos dois filmes de As Crônicas de Nárnia que serão produzidos pela Netflix e dirigidos por Greta, ainda sem previsão de início, mas já aguardados ansiosamente pelo grande público.