O mês dos namorados já passou, mas nunca é tarde demais para falar sobre amor. Um dos temas mais recorrentes na história do Cinema traz longas memoráveis com casais que conseguem transpor para a tela uma química tão forte que deixa a trama crível e marcante para o público. Vamos indicar aqui, em ordem cronológica, alguns desses filmes sensíveis e tocantes, que transbordam de amor e emocionam o espectador.
1) Casablanca (1942)
Clássico do cinema, não ganhou esse título à toa. Transcende sua época com uma emocionante narrativa sobre um amor proibido, em meio à Segunda Guerra Mundial. Eternizou a música “As Time Goes By”, símbolo do romance dos protagonistas, vividos pelas estrelas Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Levou algumas estatuetas do Oscar em 1944, incluindo a de melhor filme e de melhor roteiro adaptado.
2) Romeu e Julieta (Romeo and Juliet) [1968]
Não tem como falar de filmes de amor e não citar a crônica de Romeu e Julieta, história originalmente contada na peça de teatro homônima de Shakspeare. Possui algumas versões cinematográficas, mas destaca-se aqui a película dirigida por Franco Zeffirelli (cineasta que morreu em 15 de junho deste ano). Clássico obrigatório para quem gosta de romances trágicos, o drama amoroso conta com Leonard Whiting e Olivia Hussey nos papéis de Romeu e Julieta, respectivamente.
3) Antes do Amanhecer (Before Sunrise) [1995]
O primeiro de uma trilogia que segue Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), dois desconhecidos que se encontram casualmente em um trem e a partir daí começam a conversar e decidem passar um dia juntos. Com muitos diálogos e interações eles desenvolvem um sentimento mútuo, mesmo sabendo que no dia seguinte cada um seguirá seu caminho.
O longa recebeu duas sequências: Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset), em 2004 e Antes da Meia-Noite (Before Midnight), em 2013, mais uma vez dirigidos por Linklater e estrelados por Delpy e Hawke.
4) As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County) [1995]
O filme trata de uma mãe de família, com marido e filhos que encontra em um estranho uma tórrida paixão que a faz querer largar tudo para viver esse sentimento tão extasiante ao seu lado. Com naturalidade, a paixão os toma, fazendo duvidarem de tudo e ter apenas a certeza do grande amor. A narrativa é simples, mas o envolvimento é construído com tamanha sensibilidade que deixa a obra marcante. Ainda conta com excelentes atuações, tendo em vista que é protagonizado, simplesmente, por Meryl Streep e Clint Eastwood e dirigido por este.
5) Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Moulin Rouge!) [2001]
Com uma bela fotografia e com os lindos atores Nicole Kidman e Ewan McGregor como par romântico, o musical convence pela qualidade da produção e pela química entre os dois. Gênero odiado por muitos, vale à pena pela trama, pelas cores e canções. Conta a história de Christian, um idealista e inocente poeta que se vê seduzido pelo fantástico e obscuro submundo de uma boate parisiense, a Moulin Rouge. Neste glamoroso refúgio do sexo, das drogas e da farra, ele acaba se apaixonando por Satine, a estrela da casa. O visual frenético e colorido e as músicas contemporâneas podem arrastar alguns espectadores a livrar-se do preconceito e assistir ao longa, considerado um dos melhores musicais de todos os tempos.
Veja também: Moulin Rouge – 5 Razões para assistir.
6) Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind) [2004]
Após uma decepção amorosa a protagonista foi capaz de apagar sua memória para tentar o impossível: esquecer o grande amor. A partir disso, seu par romântico decide fazer o mesmo, contudo, durante o processo ele se arrepende e tenta escapar desse bloqueio de todas as formas, revivendo em sua mente os encontros e as situações em que esteve com a amada e levando-a para o mais obscuro de sua psique para guardá-la com ele em sua memória.
Conta com as estrelas: Kate Winslet, Jim Carrey, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Tom Wilkinson e Elijah Wood. É dirigido por Michel Gondry e tem o mesmo roteirista de “Adaptação”, “Confissões de uma Mente Perigosa” e “Quero Ser John Malkovich”: Charlie Kaufman. Ganhou o Oscar de melhor roteiro original em 2005.
Crítica aqui.
7) O Clã das Adagas Voadoras (Shi Mian Mai Fu) [2004]
Aproveitando a fase de inserção de filmes orientais em Hollywood, como O Tigre e o Dragão (2000), Balzac e a Costureirinha Chinesa (2002) e Herói (2002), o longa foi lançado contando uma linda fábula de amor, lealdade e coragem. O casal protagonista se revela após algumas reviravoltas, cerne da trama, e mesmo com o pouco tempo juntos criam uma sintonia tocante, capazes de matar e morrer por amor. Além de belíssimo pela fotografia, conquista pela sensibilidade. Como protagonistas: Zhang Ziyi, Andy Lau e Takeshi Kaneshiro.
8) O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain) [2005]
O enredo acompanha dois jovens que se conhecem após serem contratados para cuidar de ovelhas. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue seu caminho, mas o período que passam juntos marca suas vidas para sempre. A obra provoca pela iniciativa do tema e reflete nas pessoas que não se aceitam e, por isso, muitas vezes, deixam de viver uma bela história de amor. No elenco estão Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway e Michelle Williams. Ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado e melhor direção, em 2006.
9) Me Chame pelo Seu Nome (Call me By Your Name) [2017]
O interesse de um jovem, que ainda está na fase da descoberta sexual, por um homem mais velho que até então não teria motivos para duvidar da própria sexualidade demonstra um amor que transcende as certezas, os obstáculos e eclode em uma mar de vontade e desejo, incapaz de passar batido. Estrelado por Timothée Chalamet e Armie Hammer. Ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2018.
Crítica aqui.
10) Elisa y Marcela (2019)
Baseada em fatos, a trama se passa em 1901 e acompanha duas mulheres que se apaixonam desde cedo e lutam contra tudo e todos para viverem juntas como casal. A fim de driblarem as regras locais e poderem se casar, elas forjam documentos e uma delas se passa por homem no intuito de viabilizar a primeira união homossexual da Europa. As protagonistas são vividas por Natalia de Molina e Greta Fernández. Disponível na Netflix.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).