A atriz Scarlett Johansson deu início à um processo contra a Disney pelo lançamento simultâneo de Viúva Negra na plataforma de streaming e nos cinemas, alegando uma quebra de contrato. Segundo informações do The Wall Street Journal, o contrato visava um lançamento exclusivo nos cinemas, o que não foi feito. Com essa decisão, a bonificação da atriz, que também estava envolvida na produção do longa, foi afetada, uma vez que parte do lucro viria do desempenho da bilheteria do filme.
De acordo com o processo apresentado no Tribunal Superior de Los Angeles, “A Disney intencionalmente induziu a quebra do acordo da Marvel, sem justificativa, para impedir que a Sra. Johansson pudesse ter o benefício completo da sua barganha com a Marvel”, o que fez com que a atriz e produtora recebesse um valor reduzido ao que tinha direito.
Vale lembrar que a decisão do lançamento simultâneo no streaming do estúdio e nas salas de cinemas foi consequência da pandemia da covid-19. Em sua estreia, o longa arrecadou cerca de US$ 215 milhões no mundo todo, mas ainda assim, enfrenta a maior queda de bilheteria da história da Marvel Studios.
Viúva Negra estreou em julho de 2021 e conta com Scarlett Johansson, Florence Pugh, Rachel Weisz e David Harbour no elenco.