Os 10 melhores filmes de super-heróis de todos os tempos (até agora)

Principal sustento de Hollywood na última década, os filmes de super-heróis se consolidaram como o principal evento cinematográfico para muitos, levando legião de fãs e entusiastas para o cinema, proporcionando diversão, além de discórdia entre os fanáticos de quadrinhos. Mas a verdade é que existem ótimos filmes do gênero que conseguiram acrescentar camadas e temas interessantes para os heróis. Confira a nossa lista com os 10 melhores filmes de super-heróis de todos os tempos (Até agora).

*O Texto pode conter Spoilers sobre a trama de determinados filmes.

 

10. Logan (Direção: James Mangold;2017)

A Fox falhou duas vezes — X-men Origens: Wolverine (2009) e Wolverine: Imortal (2013) — ao tentar produzir um filme solo de Wolverine de maneira que honrasse o legado do icônico personagem. Justamente na despedida de Hugh Jackman como o herói, que a empresa acertou e entregou o excelente Logan.

Em 2029, os mutantes estão em total declino. Logan está velho, ranzinza e confuso, vivendo apenas para cuidar do idoso e doente Professor Xavier, porém durante esse período, ele precisa ajudar a mutante Laura Kinney (X-23) escapar do temido Donald Pierce e levá-la até o místico Eden.

Hugh Jackman entrega a performance de sua carreira ao encenar um Logan com muita bagagem do passado, é possível notar o cansaço em seu olhar e o afeto — mesmo que bruto — com Xavier e X-23. Tudo isso é levando em prática graças a direção ambiciosa de Mangold e um roteiro que te deixará emocionado em seus 10 minutos finais de projeção.

Melhor cena: Logan se despedindo da mutante X-23.

9. Corpo Fechado (Direção M. Night Shyamalan;2000)

Após o sucesso do aclamado suspense O Sexto Sentido, Shyamalan resolveu se arriscar no território de super-heróis produzindo o primeiro filme de uma trilogia, titulado de Corpo Fechado.

David Dunn (Bruce Willis) é um homem comum que se sente confuso quando sofre acidente de trem, sendo o único que sai ileso do ataque. Elijah Price (Samuel L. Jackson) que sofre de uma doença que torna seus ossos frágeis como vidro, o ajuda respondendo diversas perguntas, motivando Dunn a fazer o bem com seu dom.

O filme gira em torno do doloroso processo de transformação do protagonista, que precisa esconder seu dom da esposa e filho, que acabam se afastando do personagem e da impressionante reviravolta envolvendo o personagem Elijah. O clímax de Corpo Fechado não chega a ser em grande escala, se comparado aos filmes da Marvel ou DC, mas empolga ao fazer muito com pouco.

Melhor cena: Dunn descobrindo a verdade sobre Elijah. 

8. Os Guardiões da Galáxia (Direção: James Gunn;2014)

Uma aventura sem compromisso algum e muito bem-humorada, esse é o resultado de Guardiões da Galáxia, um filme que tinha tudo para ser um fracasso de bilheteria, mas se tornou um dos maiores hits do universo expandido da Marvel.

26 anos após ser abduzido, o aventureiro do espaço Peter Quill (também conhecido como Star Lord) torna-se presa de caçadores de recompensas depois que rouba a esfera do vilão Ronan. Para escapar do perigo, ele faz uma aliança com um grupo de quatro extraterrestres (Groot, Gamora, Rocket Raccon e Drax). Quando Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de destruir o universo, ele e seu grupo deverão proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.

Além de muitas aventuras, Guardiões da Galáxia trata sobre amizades, saudades da terra natal e o dever de proteção,  junto ao elenco carismático e efeitos visuais fantásticos.

Melhor cena: A fuga da prisão.

7. Homem de Ferro (Direção: Jon Favreau;2008)

Celebrando 10 anos neste ano, Homem de Ferro foi apenas o primeiro passo da Marvel na tentativa de criar um universo expandido até o momento de juntar todos os heróis e criar Os Vingadores.

Rico, gênio, filantrópico e sedutor, Tony Stark (Downey Jr.) é um dos maiores nomes da indústria americana. Ele é escalado para fazer uma amostra de armamento em uma unidade iraquiana liderada pelo tenente-coronel James Rhodes (Terrence Howard), porém sofre um ataque e é feito de refém por terroristas. Para fugir desta situação, Tony cria uma arma junto com seu amigo de cativeiro para se livrar deste ambiente de guerra.

Impossível não associar a imagem do problemático Robert Downey Jr. com o herói na atualidade, em sua época de lançamento, o longa foi aclamado pela semelhança entre os dois, além de ser um ótimo filme de origem.

Melhor cena: Tony Stark testando a versão final da armadura.

6. Capitão América: Soldado Invernal (Direção: Irmãos Russo;2014)

Segundo filme da trilogia, Soldado Invernal marca a chegada dos Irmãos Russo na Marvel, onde ambos possuem uma afinidade para projeção de ação durante a luz do dia.

Dois anos após os acontecimentos de Os Vingadores, Steve Rogers começa uma vida tranquila, trabalhando como agente da SHIELD. Mas depois de uma missão de resgate, Rogers percebe que a SHIELD está escondendo algo. Quando Nick Fury é morto a tiros pelo misterioso Soldado Invernal, ele diz a Rogers que o sistema foi corrompido pelos inimigos. Com a ajuda de seus amigos, Steve busca a verdade por trás de uma conspiração maligna dentro da SHIELD. Mas eles acabam ficando cara a cara com o Soldado Invernal, que por acaso tem um rosto familiar.

Com uma pegada bem semelhante ao filme Fogo Contra Fogo (1995), do diretor Michael Mann, Soldado Invernal soa como um filme de ação, porém com um roteiro eficiente, o longa ganha camadas sobre corrupção, lealdade e poder, sem esquecer o ‘’q’’ de super-herói, garantindo sequências de ação repleto de tiroteios, lutas bem coreografadas e um excelente design de som.

Melhor cena: Steve Rogers lutando dentro do elevador.

5. Deadpool (Direção: Tim Miller;2016)

Após dez longos anos na tentativa de levar adiante, Ryan Reynolds finalmente conseguiu trazer o irreverente Deadpool para cinemas, da melhor maneira possível.

Wade Wilson, um mero mercenário da vizinhança conhece Vanessa, e se apaixona. A vida dos dois é perfeita até Wade ser diagnosticado com câncer terminal. As coisas parecem tristes, mas aparece um representante de uma empresa secreta que apresenta um tratamento eficaz para a cura do câncer. Depois recusar a proposta, Wilson volta atrás e concorda com o tratamento, conhecendo o homem por trás do projeto, Ajax. Durante o doloroso processo, ele se torna um mutante, o tornando com poderes de cura acelerada e força, mas deixa o seu rosto completamente desfigurado. Para se livrar desta sequela, Wade tenta encontrar Ajax para desfazer essa atrocidade vestido como o mercenário preferido da Marvel: Deadpool.

É notável a irreverência presente em Deadpool, o filme evita dramatizar situações de desconforto para entreter o público com algo nunca visto antes no gênero: quebra da quarta parede, piadas internas envolvendo o próprio estúdio de origem, herói sem característica de salvador da pátria. Tudo isso é elevado graças a forte performance de Ryan Reynolds, que entrega a cópia fiel do mercenário.

Melhor cena: A abertura de Deadpool. 

4. Vingadores: Guerra Infinita (Direção: Irmãos Russo;2018)

Talvez o maior momento da Marvel durante esses 10 anos de universo expandido, Vingadores: Guerra Infinita é enriquecido pelo tratamento feito pela empresa durante todo esse tempo, conseguindo estabelecer personagens já conhecidos pelo público, aprimorar as cenas de ação e finalmente apresentar o complexo vilão Thanos.

Uma nova ameaça emergiu das sombras cósmicas: Thanos. Seu objetivo é coletar todas as seis jóias do infinito, artefatos de poder inimaginável, e usá-las ao seu favor. Tudo o que os Vingadores lutaram levou até este momento – o destino da Terra e da própria existência nunca foi tão incerto.

A estrela do filme não poderia ser outra: Thanos consegue ser cruel, impiedoso e humano ao mesmo tempo. Se torna fácil compreender suas motivações e seus conflitos, sem falar na ótima performance de Josh Brolin, podendo ser considerado o melhor vilão da franquia até agora. Além disso, Guerra Infinita consegue pela primeira vez deixar o público apreensivo ao deixar os seus heróis preferidos com a vida em jogo. A conclusão é inquietante e ousada. Nunca o cinema ficou tão silencioso quando os créditos começaram a rolar na tela gigante.

Melhor Cena: A batalha entre Thanos e Homem de Ferro no planeta Titan. 

3. Os Incríveis (Direção: Brad Bird;2004)

A Pixar demonstra ao longo dos anos uma facilidade para tratar sobre diversos assuntos, mas sem perder a sua essência. Em Os Incríveis, a empresa conseguiu entregar uma aventura acessível para as crianças; e para os adultos.

Roberto Pêra (Sr. Incrível), e sua esposa Helena (Mulher-Elástica), são os maiores super-heróis em Metroville. Sempre salvando vidas e lutando contra o mal diariamente. Mas quinze anos depois, eles são forçados a adotar identidades civis e se retirar para os subúrbios, onde não têm escolha senão viver uma “vida normal” com seus três filhos: Violeta, Flecha e Zezé. Com vontade de voltar à ação, Beto recebe é convocado pela secretária Mirage para uma missão secreta dentro de uma ilha remota. Ele logo descobre que será necessário reforço da superfamília para salvar o mundo do vilão Síndrome.

Mesmo sendo uma animação, Os Incríveis cria um excelente arco envolvendo a crise de super-heróis e a dificuldade em deixar de lado o seu passado, com o auxílio de uma história envolvente e personagens complexos.

Melhor Cena: Flash correndo na água pela primeira vez.

2. Homem-Aranha 2 (Direção: Sam Raimi;2004)

Após a repercussão positiva do primeiro filme, Sam Raimi precisava da história certa para dar uma sequência digna ao herói, adaptado uma das obras mais interessantes dos quadrinhos do nosso querido ”cabeça de teia”.

Já se passaram dois anos desde que Peter Parker (Tobey Mcguire) se transformou em Homem-Aranha, e ele continua tentando equilibrar a vida dupla. Seu amor por Mary Jane (Kristen Dunst) está se tornando muito mais forte. Sua amizade com Harry Osborn (James Franco) está em risco. E se isso não bastasse para o super-herói, um novo inimigo está na cidade. Dr. Otto Octavius (Alfred Molina) está envolvido em um acidente científico e se torna o perigoso Doutor Octopus.

É quase impossível não se identificar com os conflitos presentes em Homem-Aranha 2, já que o personagem possui características semelhantes ao cotidiano urbano: Crise acadêmica e financeira, abrir mão de algo em prol de uma ideologia, os erros do passado, o medo de fracassar. Mas o diretor não se prende somente a isso, consegue projetar cenas de batalha impressionantes, graças ao advento do CGI, rendendo a Homem-Aranha 2 o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Melhor cena: Peter Parker parando o trem com múltiplas teias de aranha.

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (Direção: Christopher Nolan;2008) 

O segundo filme da trilogia dirigida pelo ator Christopher Nolan foi marcada pela morte prematura de Heath Ledger, que deixou o seu legado,  incorporando um dos maiores vilões do cinema e dos quadrinhos: O Coringa.

Situado um ano após os eventos de Batman Begins, Batman (Christian Bale), o tenente James Gordon (Gary Oldman) e o novo procurador Harvey Dent (Aaron Eckhart) começam a caçar os criminosos que afligem Gotham City, até que um misterioso e sádico líder criminoso conhecido como  Coringa (Heath Ledger) aparece na cidade, criando uma nova onda de caos. A luta de Batman contra o Coringa torna-se profundamente pessoal, forçando-o a “enfrentar tudo o que ele acredita“.

Tecnicamente impecável, o filme trata sobre temas como política, corrupção, desigualdade social e guerra, conseguindo ir além da mera temática de super-heróis, proporcionando momentos de perturbação e dúvida para o protagonista. Ledger apresenta sua versão maquiavélica e definitiva do Coringa, rendendo ao ator o Oscar Póstumo de Ator Coadjuvante pela sua performance.

Melhor cena: ”Why so serious!?”

Menções honrosas: Watchmen: O Filme (2009), Os Vingadores (2012), Pantera Negra (2018), Batman Begins (2005), Batman (1989), Superman (1978) e Capitão América: Guerra Civil (2015).

**A lista poderá ser atualizada ao decorrer do ano.