Longa-metragens de Petrus Cariry serão exibidos na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

A CAIXA cultural receberá a mostra “Petrus Cariry: imagem, tempo e poesia” entre os dias 30 de setembro e 06 de outubro, no Rio de Janeiro. Os fãs do cineasta poderão conferir a exibição de todos os sete longas-metragens do diretor cearense e quatro masterclasses na programação.

Nascido em Fortaleza, Cariry se destacou entre os nomes de sua geração pela sua linguagem autoral que ressalta os cenários do Nordeste brasileiro. Seu último longa “Mais Pesado é o Céu”, conquistou quatro prêmios no Festival de Gramado deste ano e será exibido no dia 6 de outubro, às 18h. A trama, protagonizada por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, acompanha Antônio e Teresa, que acolhem uma criança abandonada, iniciam uma jornada pelas estradas e compartilham um passado que está nas memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa.

PROGRAMAÇÃO:

A abertura da Mostra, neste sábado (30), às 14h, será com a masterclass sobre direção cinematográfica com Petrus Cariry. Na sequência, “O Grão” será exibido às 16h, e “Mãe e Filha”, às 18h. No domingo, dia primeiro de outubro, às 14h, Cariry também vai ministrar a masterclass sobre direção de fotografia para cinema. Em seguida, às 16h, será exibido o longa-metragem “O Barco”. Na terça-feira, dia 3, a Mostra vai passar três filmes em sequência: “A Jangada de Welles”, às 14h; “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”, às 16h; e “A Praia do Fim do Mundo”, às 18h. Na quarta-feira, dia 4, às 14h, a masterclass sobre produção cinematográfica será com a produtora Bárbara Cariry. Logo depois, serão reexibidos os filmes “A Praia do Fim do Mundo”, às 16h; e “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”, às 18h.


No penúltimo dia da Mostra, na quinta-feira, dia 5, às 14h, a atriz Silvia Buarque vai ministrar a masterclass sobre atuação de cinema e teatro. Após, serão reexibidos os longas “O Barco”, às 16h; e “O Grão”, às 18h. No último dia, na sexta-feira, dia 6, “A Jangada de Welles” será reexibido às 14h e “Mãe e Filha”, às 16h. Para o encerramento, “Mais Pesado é o Céu”, sétimo longa-metragem de Cariry, será exibido às 18h.

Confira a lista de longas-metragens da Mostra “Petrus Cariry: imagem, tempo e poesia” que serão exibidos:
– “Mais Pesado é o Céu” (2023)
– “A Praia do Fim do Mundo” (2021)
– “A Jangada de Welles” (2019) – codireção Firmino Holanda
– “O Barco” (2018)
– “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois” (2015)
– “Mãe e Filha” (2011)
– “O Grão” (2007)