Presentes há muito na paisagem urbana, os táxis já se tornaram parte integrante do cotidiano das grandes cidades. Ciente disso, o Cinema frequentemente emprega esse tipo de transporte em suas narrativas, seja para preencher as ruas ou para desempenhar papel fundamental na história. Um táxi pode, por exemplo, funcionar como recurso em um road movie dentro de uma mesma locação. Considerando isso, listamos abaixo seis filmes de diferentes estilos que giram em torno de taxistas (e também um envolvendo um Uber, afinal os cineastas, sempre atentos aos sinais do tempo, já estão incluindo as corridas por aplicativo em suas obras).
Taxi Driver: Motorista de Táxi (Taxi Driver) [1976]
É difícil falar em obra-prima quando se pensa em Martin Scorsese, o sujeito responsável por Touro Indomável, Os Bons Companheiros, Os Infiltrados e Ilha do Medo (entre muitos outros), mas talvez Taxi Driver seja o primeiro trabalho que venha à cabeça quando se pensa no cineasta. A história segue o arco de Travis Bickle (Robert DeNiro), um veterano do Vietnã que, após voltar da guerra e sofrer de insônia – por si só um comentário óbvio sobre a insanidade do conflito – arruma um emprego como taxista de madrugada pelas ruas de Nova York, testemunhando a degradação social em um submundo permeado por crimes, drogas e prostituição.
Uma Noite Sobre a Terra (Night on Earth) [1991]
Cineasta brilhante com uma filmografia que explora diferentes caminhos, Jim Jarmusch dirigiu essa antologia de cinco histórias que se passam em cinco cidades diferentes (Los Angeles, Nova York, Paris, Roma e Helsinki). O que as histórias têm em comum é justamente o fato de se passarem dentro de táxis, cujo elenco de motoristas conta com Winona Ryder, Giancarlo Esposito e Roberto Benigni. Demonstrando – como, por exemplo, em Paterson – todo o seu talento em criar narrativas, Jarmusch explora um roteiro que extrai profundidade do trivial.
Taxi – Velocidade nas Ruas (Taxi) [1998]
Em Paris, um exímio taxista (Samy Naceri) aceita dirigir para um policial que não possui habilidade alguma ao volante (Frédéric Diefenthal) em uma missão. Uma trama que, a princípio, não apresenta nada de muito original, mas que graças à direção de Gérard Pirès, ao roteiro de Luc Besson e à dinâmica dos protagonistas, resulta em uma eficiente comédia de ação e cenas de perseguição que não deixam a desejar à franquia Velozes e Furiosos. Não por acaso, já recebeu quatro sequências e um remake hollywoodiano (estrelado por Queen Latifah e Jimmy Fallon, com uma ponta de Gisele Bündchen), mas nada que chegue perto do resultado do original. Chegou inclusive a influenciar os filmes da série Carga Explosiva, o que é evidenciado pela presença de Besson em ambos os projetos.
Colateral (Collateral) [2004]
O taxista Max (Jamie Foxx) é feito refém e obrigado a dirigir para o assassino de aluguel Vincent (Tom Cruise) em uma noite pelas ruas de Los Angeles. Dirigido como um neo noir por Michael Mann, o longa contribuiu significativamente para o advento das câmeras digitais na rodagem de filmes (aqui vale recomendar o documentário Lado a Lado, que trata do tema). Foxx vive seu personagem com tamanha intensidade que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 2005.
Táxi Teerã (Taxi) [2015]
Jafar Panahi é um dos cineastas mais talentosos do mundo. Infelizmente, também é um dos mais perseguidos. Suas críticas ao regime iraniano já o levaram à prisão domiciliar, e o diretor precisa pensar em maneiras inventivas de criar suas histórias. Aqui, ele surge dirigindo um táxi e coletando depoimentos da população através de diferentes conversas dentro do carro. Um retrato de um país e de uma época feito com muita criatividade e sensibilidade – coisas que Panahi tem de sobra.
O Motorista de Táxi (Taeksi woonjunsa) [2017]
O genial Kang-ho Song (Zona de Risco, Memórias de um Assassino, Sede de Sangue, Parasita) vive o personagem-título que, contratado em Seul por um jornalista alemão (Thomas Kretschmann), vai até à cidade de Gwangju. O que o protagonista não sabia é que acabaria por acompanhar um dos eventos mais dramáticos da Coreia do Sul contemporânea: a Revolta de Gwangju. Baseado em eventos reais, o filme constrói com eficiência uma narrativa cômica sem deixar de lado o peso dos acontecimentos.
Stuber: A Corrida Maluca (Stuber) [2019]
Por estar temporariamente sem visão, o policial Vic (Dave Bautista) precisa da ajuda do motorista de aplicativo Stu (Kumail Nanjiani) para desbaratar uma quadrilha, fazendo com que a perseguição adquira proporções cada vez mais surreais e catastróficas. Assim como em Taxi, o que torna o longa eficiente é a dinâmica entre a dupla de protagonistas, além do ótimo timing cômico de Nanjiani e Bautista.
Historiador que acredita que a vida fica mais fácil quando vamos ao cinema.
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