Lista | 05 Ótimos Filmes com Belas Fotografias – Parte 03

O Cinema une várias artes: música, fotografia, teatro, pintura, além de outras. E o espectador mais atento consegue perceber como elas são usadas para ajudar na imersão em uma obra audiovisual. A intenção de um filme, em regra, é contar uma história e/ou deixar uma mensagem para o público e, para isso, utiliza-se das artes como ferramentas em função da narrativa. Elas são recursos que auxiliam na transmissão da mensagem ao espectador.

Quando uma obra une um enredo elevado e uma fotografia esteticamente atraente, que colabora diretamente na contação da história, o resultado é um primoroso longa, difícil de ser esquecido.

Listamos alguns exemplos em que a união de uma boa narrativa e uma fotografia inspiradora deu muito certo e a terceira parte da lista pode ser conferida abaixo, conforme a ordem cronológica de lançamento.

1) O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno)

Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia em 2007, o longa é dirigido por Guillermo del Toro e conta uma história que se passa em 1944 na Espanha, quando a adolescente Ofélia (Ivana Baquero) chega com sua mãe doente (Ariadna Gil) à casa do padrasto (Sergi López), um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilha na localidade.

Solitária, ela faz amizade com Mercedes (Maribel Verdú), a cozinheira da casa. Em seus passeios pelo jardim, a menina explora um labirinto antigo, que a leva a um mundo de fantasia, onde ela encontra um amigo, o Fauno (Doug Jones), que diz que ela é uma lendária princesa perdida e que precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

Direção: Guillermo del Toro | Roteiro: Guillermo del Toro | Ano: 2006 | Duração: 119 minutos | Elenco: Ivana Baquero, Sergi López, Maribel Verdú, Doug Jones, Ariadna Gil e Àlex Angulo.

2) Avatar

Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia em 2010, Avatar segue uma história no exuberante mundo alienígena de Pandora, onde vivem os Na’vi, seres que parecem primitivos, mas são altamente evoluídos. Como o meio ambiente do planeta é venenoso, os híbridos humanos/Na’vi, chamados Avatares, devem se conectar às mentes humanas para permitir o movimento livre em Pandora.

Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval paralisado, torna-se móvel novamente por meio de um desses Avatares e se apaixona por uma mulher Na’vi (Zoë Saldaña). À medida que um vínculo com ela cresce, ele é atraído para uma batalha pela sobrevivência de seu mundo.

Direção: James Cameron | Roteiro: James Cameron | Ano: 2009 | Duração: 162 minutos | Elenco: Sam Worthington, Zoë Saldaña, Michelle Rodriguez, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Giovanni Ribisi, Joel David Moore, Norm Spellman.

3) As Aventuras de Pi (Life of Pi)

O diretor de fotografia chileno, Claudio Miranda, venceu o Oscar de Melhor Fotografia em 2013 com este belo As Aventuras de Pi. Baseado no romance homônimo de Yann Martel, a trama é contada sob o ponto de vista de Pi (Suraj Sharma), que junto com seus pais, decide ir para o Canadá, depois de fecharem o zoológico da família localizado em Pondicherry, na Índia.

A embarcação deles naufraga e somente o jovem e alguns animais conseguem sobreviver em um barco salva-vidas. Perdido em meio ao oceano Pacífico, ele precisa dividir o pouco espaço disponível com um temível tigre-de-bengala, com o qual ele desenvolve uma forte ligação.

Direção: Ang Lee | Roteiro: David Magee | Ano: 2012 | Duração: 127 minutos | Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain, Tabu e Gerard Depardieu.

4) O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)

O longa concorreu ao Oscar de Melhor Fotografia em 2015, mas perdeu para Birdman. Trata-se de uma história que relata as aventuras de Gustave H (Ralph Fiennes), um lendário concierge em um famoso hotel europeu, no período entre as duas guerras mundiais, e Zero Moustafa (Tony Revolori), o garoto do lobby que se torna seu amigo de maior confiança.

A história envolve o roubo e a recuperação de uma pintura renascentista de valor inestimável e a batalha por uma enorme fortuna familiar – tudo contra o cenário de um continente que muda repentina e dramaticamente.

Direção: Wes Anderson | Roteiro: Wes Anderson, Hugo Guinness | Ano: 2014 | Duração: 100 minutos | Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Edward Norton, Saoirse Ronan, Jason Schwartzman, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Tom Wilkinson, Owen Wilson, Florian Lukas, Bob Balaban.

5) Animais Noturnos (Nocturnal Animals)

Com uma bela fotografia que conversa com a trama, Animais Noturnos acompanha Susan (Amy Adams), uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro (Armie Hammer). Um dia, ela recebe um manuscrito de autoria de Edward (Jake Gylenhaal), seu primeiro marido.

Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa (Isla Fisher) e filha (Ellie Bamber) para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento fracassado.

Direção: Tom Ford | Roteiro: Tom Ford | Ano: 2016 | Duração: 116 minutos | Elenco: Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Aaron Taylor-Jhonson, Isla Fisher, Armie Hammer, Laura Linney, Andrea Riseborough, Michael Sheen.