Os filmes sobre máfia sempre são regidos por assassinatos, ganância, poder e ambição, o que desperta o interesse e a curiosidade no espectador. Nesse universo, não há como não lembrar dos longas da excelente trilogia O Poderoso Chefão, que receberam críticas favoráveis por todos os lados, sendo o primeiro considerado não apenas um dos melhores filmes no gênero crime, mas de forma geral, agradando público e crítica. Contudo, outros longas abordam o tema com muito primor e também não devem ser esquecidos. Segue uma lista com a sinopse de algumas dessas grandes películas na ordem cronológica de lançamento.
- Scarface
Um criminoso cubano, Tony Montana (Al Pacino), é exilado de Cuba para Miami, EUA. Após receber residência permanente nos Estados Unidos em troca do assassinato de um oficial do governo cubano, Tony começa fazendo pequenos trabalhos para um chefão do tráfico de drogas, Frank Lopez (Robert Loggia) ao lado de alguns companheiros, um deles Manny Ribeira (Steven Bauer) e em pouco tempo sobe na organização criminosa, enquanto sobem ainda mais suas ambições. Ele chega ao topo do império da cocaína em Miami trabalhando ao lado do barão da coca Alejandro Sosa (Paul Shenar) e ganha cada vez mais poder e dinheiro, entretanto começa a ter problemas devido ao vício em cocaína, problemas pessoais com sua irmã Gina (Mary Elizabeth Mastrantonio) e problemas com o imposto de renda o que acabam afetando indiretamente a Tony. Além disso, a pressão da polícia, as guerras com cartéis colombianos e sua própria paranóia servem para alimentar as chamas de sua eventual queda. O roteiro é de Oliver Stone, baseado no livro homônimo de Armitage Trail e no roteiro de 1932 de Scarface, A Vergonha de Uma Nação, de Howard Hawks. Disponível na Netflix.
Direção: Brian De Palma | Roteiro: Oliver Stone | Ano: 1983 | Duração: 170 minutos | Elenco: Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer, Mary Elizabeth Mastrantonio, Robert Loggia, Mírian Cólon, F. Murray Abraham, Paul Shenar, Harris Yulin, Ángel Salazar, Arnaldo Santana, Pepe Serna, Michael P. Moran, Al Israel, Dennis Holahan.
2. Os Bons Companheiros (Goodfellas)
Gângsteres nunca se referem a si mesmos como gângsteres. São homens feitos, sábios ou bons companheiros. Neste drama épico de crime, o diretor Martin Scorsese expõe o submundo fascinante, misterioso e violento das famílias da máfia de Nova York durante a vida de Henry Hill (Ray Liotta), um jovem marginal que cresce na máfia e trabalha arduamente para ascender entre seus companheiros, sob a orientação de Jimmy Conway (Robert De Niro). Nesse meio tempo, envolve-se com uma mulher judia, Karen Hill (Lorraine Bracco), que, diferentemente das mulheres da família Corleone, não consegue lidar com a vida bandida de seu marido. Infelizmente, a dependência de drogas e alguns erros finalmente destroem sua escalada até o topo. Baseado no livro Wiseguy, de Nicholas Pileggi.
Direção: Martin Scorsese | Roteiro: Nicholas Pileggi, Martin Scorsese | Ano: 1990 | Duração: 145 minutos | Elenco: Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci, Lorraine Bracco, Paul Sorvino, Frank Sivero, Tony Darrow, Mike Starr, Frank Vicent, Chuck Low, Frank DiLeo, Henny Youngman, Gina Matrogiacomo, Catherine Scorsese, Charles Scorsese.
3. Estrada para Perdição (Road to Perdition)
Mike Sullivan (Tom Hanks) é um zeloso pai de família, que vive moralmente em conflito, pois trabalha para John Rooney (Paul Newman), um chefe da máfia irlandesa de Rock Island que o trata como filho. Após alguns incidentes, o filho de Rooney, Connor Rooney (Daniel Craig), que tem ciúmes dessa relação, mata a esposa, Annie (Jennifer Jason Leigh), e um dos dois filhos de Sullivan, Peter (Liam Aiken).
Direção: Sam Mendes | Roteiro: David Self | Ano: 2002 | Duração: 117 minutos | Elenco: Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law, Daniel Craig, Tyler Hoechlin, Jennifer Jason Leigh, Dylan Baker, Liam Aiken, Ciarán Hinds, Stanley Tucci.
4. Senhores do Crime (Eastern Promises)
Anna (Naomi Watts) é uma mulher inocente que trabalha em um hospital de Londres. Após testemunhar a morte de uma jovem, durante um parto realizado em pleno Natal, ela decide dar a notícia do falecimento pessoalmente, o que a faz pesquisar sobre a identidade e família da jovem morta. Em seu caminho encontra Nikolai (Viggo Motensen), um homem misterioso e aparentemente violento, que se interessa pelo caso. Uma cadeia de assassinatos e vinganças acontece, colocando-a em contato com o lucrativo tráfico de mulheres e prostituição, comandado por uma organização criminosa da Rússia.
Direção: David Cronenberg | Roteiro: Steven Knight | Ano: 2007 | Duração: 100 minutos | Elenco: Viggo Motensen, Naomi Watts, Vincent Cassel, Armin Mueller-Stahl, Jerzy Skolimowski, Sinéad Cusack, Donald Sumpter, Raza Jaffrey.
5. O Irlandês (The Irishman)
O Irlandês conta a história de Frank “The Irishman” Sheeran (Robert De Niro), um sindicalista e veterano da Segunda Guerra Mundial, braço direito da família Bufalino, que se torna num assassino a soldo para a máfia. Agora velho, Sheeran relembra os segredos que guardou por lealdade à máfia e começa a refletir sobre os eventos que definiram a sua carreira no mundo do crime organizado, no seu envolvimento com a família Bufalino, e nas suas escolhas e ações que tiveram um papel decisivo no desaparecimento do seu amigo de longa data, o líder trabalhista Jimmy Hoffa (Al Pacino). Disponível na Netflix.
Confira a crítica aqui.
Direção: Martin Scorsese| Roteiro: Steven Zaillian | Ano: 2019 | Duração: 209 minutos | Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Ray Romano, Bobby Cannavale, Stephen Graham, Anna Paquin, Jesse Plemons, Jack Huston.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).