Guia introdutório ao Neorrealismo Italiano

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Contexto histórico

Por ter sido um dos principais países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, a Itália passou por consideráveis dificuldades nos anos que se seguiram a 1945. Era preciso iniciar um processo de reconstrução, uma vez que inúmeras áreas foram afetadas. O Cinema local não passou ao largo dessa situação, sendo necessário criar formas de manter a produção cinematográfica em dia em meio a diversas restrições, especialmente as financeiras. Isso fez com que uma geração de cineastas utilizassem recursos, técnicos e narrativos, para lidar com esses obstáculos, resultando em um estilo muito característico da época e que legou filmes hoje consagrados: o Neorrealismo. 

Características

As principais dificuldades encontradas pelos realizadores neorrealistas eram de ordem financeira. Com menores orçamentos disponíveis, a maneira encontrada para contornar esse problema foi a utilização de atores semiprofissionais e até mesmo pessoas “comuns”, sem nenhuma experiência frente às câmeras. Locações também foram privilegiadas em detrimento dos estúdios, assim como a iluminação natural era mais empregada. A situação vivida pela Itália no pós-guerra também foi explorada, o que fez com que mazelas sociais e traumas coletivos compusessem as narrativas. Esses elementos deram ao Cinema Neorrealista um tom que o aproximava do documentário.

Principais filmes

Roma, Cidade Aberta (Roma città aperta) [1945]

Filmado por Roberto Rossellini ainda nos últimos dias da ocupação nazista na Itália, é considerado o marco inaugural do Neorrealismo. Gira em torno de um grupo da resistência que foge da polícia, e conta com poucos atores profissionais no elenco. Prédios em ruínas espalhados pela cidade de Roma serviram de cenário à história.  

Ladrões de Bicicleta (Ladri di biciclette) [1948]

O desempregado Antonio (Lamberto Maggiorani) finalmente consegue um trabalho, mas para tanto precisa de um bicicleta (que ele recupera em uma loja de penhores após sua esposa trocá-la pela roupa de cama da família). Porém, logo no início o veículo é roubado, fazendo com que Antonio e seu filho (Enzo Staiola) saiam em uma busca desesperada pelo responsável. Além do comentário social, o diretor Vittorio De Sicca encerra a história de maneira profundamente tocante.

A Terra Treme (La terra trema) [1948]

Um grupo de pescadores sicilianos precisa lidar com as duras condições do pós-guerra e a exploração dos patrões. O diretor Luchino Visconti optou por um elenco todo formado pela população local, o que dá ao longa um caráter ainda mais realista.

Umberto D. (1952)

As lutas de um aposentado (Carlo Battisti, outro ator não profissional), sempre acompanhado de seu fiel cachorro, para sobreviver na Roma do pós-guerra.

Accattone – Desajuste Social (Accattone) [1961]

O cafetão que dá nome ao filme (Franco Citti) vê sua vida entrar em uma espiral de problemas e conflitos quando a prostituta Maddalena (Silvana Corsini) é presa e ele precisa viver por conta própria. Foi o filme de estreia de Pier Paolo Pasolini.

Movimentos influenciados pelo Neorrealismo Italiano

Nouvelle Vague

Cinema Novo

New Wave Iraniana

Dogma 95