Não é surpresa para ninguém que Stephen King odiou a adaptação feita por Stanley Kubrick de seu livro O Iluminado. Em entrevista ao The Paris Review em 2006, o autor afirmou que o filme era nada mais do que uma produção bonita de se assistir, mas sem substância no que diz respeito à história. Com a aproximação do lançamento de Doutor Sono, porém, ele disse (à EW) que, de certo modo, o filme de Mike Flanagan ‘redimiu’ o trabalho de Kubrick.
Doutor Sono é a continuação de O Iluminado. No livro, a sequência se passa num mundo em que o Hotel Overlook foi destruído, sendo coerente com o final literário da história anterior. Quando o diretor Mike Flanagan começou a produzir o filme, no entanto, ele decidiu se manter fiel à versão de Kubrick, ou seja, com o hotel intacto. Ele explicou essa escolha dizendo que apesar de amar King e vê-lo como um herói, ele só conseguia enxergar as imagens feitas por Kubrick enquanto lia o novo livro. “O Iluminado penetrou a imaginação de quem gosta de cinema de um modo que poucos filmes conseguiram, não existe outra linguagem para contar esta história”, disse. “O Hotel Overlook de Kubrick está fincado no meu cérebro”. Surpreendentemente, King o respondeu dizendo que “o livro é o livro, quero que o filme seja seu”. Anteriormente, ambos já haviam trabalhado juntos em Jogo Perigoso.
Assim que finalizada a produção, Flanagan levou o filme pronto para a casa de King no Maine. Eles assistiram juntos numa sala de cinema vazia. “Eu estava tão nervoso que só conseguia olhar para o chão”, disse o diretor, “e reparava em cada reação que Stephen esboçava às cenas”. Segundo Mike, quando Doutor Sono acabou, o escritor se levantou de sua cadeira, tocou em seu ombro e disse “você fez um belo trabalho”.
Em entrevista, King afirmou que “Mike conseguiu reproduzir a história do livro de forma incrível e soldá-la perfeitamente à versão de Kubrick”, e que gostou muito do resultado. “Tendo assistido a esse filme, ele realmente aquece meus sentimentos em relação ao filme de Kubrick”, completou.
Doutor Sono estreia nos cinemas em 7 de novembro. Confira o trailer.
Relembre outras adaptações dos livros de Stephen King.
Jornalista e curioso pelo mundo. Apaixonado por imagens bonitas, diálogos bem escritos e Krzysztof Kieslowski.