Crítica | Apóstolo (Apostle) [2018]

A busca por uma mulher sequestrada leva a uma ilha governada por um misterioso culto em Apóstolo. Nada que pudesse ser tão simples numa sinopse a ponto de surpreender dentro de uma narrativa aparentemente sem luz. Escrito e dirigido por Gareth Evans, que agora se converte ao gótico e irresoluto mistério depois de impressionar os amantes de ação com  Raid, provavelmente irá decepcionar muitos dos fãs que ele atraiu aqui; enquanto trailer e imagens prévias constroem algumas batalhas sangrentas, mas a possibilidade do passeio emocionante do espectador ainda não é garantia. Enquanto isso, aqueles que estão familiarizados com os antepassados da história podem achar que algo deixa um vão no quesito pavor, especialmente quando comparado aos suspenses modernos que envolvem ou só satirizam cenários religiosos.

No alvorecer do século XX, um comum chamado Thomas Richardson (Dan Stevens) desperta de um estupor de ópio a tempo suficiente para aceitar uma tarefa da família da casta superior que finalmente encontrou um propósito para sua ovelha negra. Ele deve estabelecer um rumo para a ilha exuberante e distante onde sua irmã Andrea (Lucy Boynton) foi capturada pelo louco profeta Malcolm (Michael Sheen) e seus leais seguidores. Relativo até às suas expectativas para uma seita isolada de fanáticos, Thomas imediatamente sente que algo está errado. A ninhada de Malcolm segue as convicções religiosas, mas Thomas não consegue descobrir o que eles realmente adoram. Naturalmente, suas noções do sagrado e do profano se misturam em sangue.

Mais fácil de absorver do que a densidade externa da aparência de Apóstolo é a doce história de amor entre dois jovens da ilha – um segredo para todos, mas imediatamente descoberto por Thomas. Eles são filhos de dois dos fundadores da comunidade e, quanto mais vemos essa geração mais velha, mais nos perguntamos o que aconteceu com as mães fundadoras. Malcolm e seus ajudantes mais próximos, como  Quinn (Mark Lewis Jones), parecem ser homens solteiros, e embora o roteiro não faça sentido tão imediato, parece que a ilha só tem espaço para um ser feminino maduro, poderoso e misterioso. A misteriosa mulher acaba por ser o recipiente sobrenatural de todos aqueles frascos de sangue.

Com o foco na missão de detetive razoavelmente convencional de Thomas, o filme gasta menos tempo do que deveria usar  para desenvolver o conflito entre Malcolm e seus tenentes, um dos quais se tornará abruptamente o verdadeiro peso no último ato da história. O filme por vezes é um  grande ponto de interrogação para “o que está acontecendo aqui?” O slow-burn  visível das pontas de clímax se beneficiam de alguma textura orgânica e uma excelente trilha sonora de Aria Prayogi e Fajar Yuskemal, compositores de filmes indonésios do mesmo diretor.

Em última análise, Apóstolo está um pouco confuso, mas é uma bagunça linda e brutal que ostenta o floreio da direção confiante de Evans e uma performance estelar do imensamente acomodador e surpreendente Dan Stevens. A dor e o tormento de seu personagem são profundos, e Stevens parece dançar acima da superfície de um vazio sem fim, seu charme e humor mal escondendo o desespero interno. Ele começa a balançar para as cercas com essa performance, jogando através dos extremos da emoção humana, e Stevens se joga a todo momento com um compromisso cheio de corpo e direcionamento certos.

Qualquer um que não se deixe culpar pelas mutilações corporais e pesadas horas do A Cura (2016), qualquer um que vê a ambição descontrolada como uma virtude, mesmo quando isso dá um tom errado, serão os únicos a apreciar o abandono selvagem com o qual Evans arranca todas as paradas. Seu é o cinema de “nunca o suficiente”, de não dizer “quando”, de “nada demais”. Enquanto um espectador requer um alto limiar para os bizarros permanecerem com ele até o vislumbre final do êxtase divino, os discípulos devotos que permanecerem não ficarão sem recompensa. Este é o mais verdadeiro ato de transgressão de Evans nas telas: transformar o escopo narrativo denso em algo bem acabado e acessível nas tensas telas modernas.