‘Vida Invisível’ será o longa representante do Brasil para uma vaga no Oscar 2020

A Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje (27), na coletiva na Cinemateca de São Paulo, que A Vida Invisível, dirigido por Karim Ainouz (Praia do Futuro), como filme brasileiro que irá concorrer a uma vaga para a categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020.

O comunicado aconteceu após uma reunião dos especialistas responsáveis pela seleção, formada por membros indicados pela Academia Brasileira de Cinema: Anna Muylaert (presidente); Amir Labaki; Sara Silveira; David Shurmann; Ilda Santiago; Mikael de Albuquerque; Vania Catani; Walter Carvalho; Zelito Viana e nas presenças de Ricardo Rihan, Secretário do Audiovisual, e de Jorge Peregrino, presidente da Academia.

O longa ambientado nos anos 40 conta a história de Eurídice, uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

O filme venceu esse ano no Festival de Cannes o prêmio Un Certain Regard, um dos mais prestigiados da cerimônia.

Vida Invisível estreia nos cinemas nacionais dia 31 de outubro.