Um resumo da carreira de Sid Haig

Em 21 de setembro de 2019, o mundo da Sétima Arte se despediu de Sid Haig, veterano ator que faleceu aos 80 anos devido a complicações durante sua recuperação a um acidente doméstico. Nascido na Califórnia em 14 de julho de 1939, Sidney Eddy Mosesian começou sua fértil carreira na década de 1960 e, como se verá adiante, se tornou um dos ícones do horror em função de atuações marcantes, tanto no Cinema e na TV. Como forma de reconhecer e homenagear seu legado, listamos a seguir um apanhado dos principais papéis de seu longevo trabalho.

 A parceria com Rob Zombie

Normalmente associados à diversão, palhaços também podem soar assustadores, e o Capitão Spaulding de Haig, sem sombra de dúvidas, figura em qualquer lista que reúna tais criaturas aterrorizantes. Ao lado de Bill Moseley e Sheri Moon Zombie, o ator deu vida à família Firefly, que protagonizou a trilogia dirigida por Rob Zombie formada por A Casa dos 1000 Corpos (2003), Rejeitados pelo Diabo (2005) e Os 3 Infernais, este último com estreia prevista para 24 de outubro de 2019. O rosto expressivo e o sadismo de seu personagem são marcantes e permanecem na cabeça do espectador horas depois do filme terminar, fazendo de Spaulding praticamente um sinônimo da trilogia. O ator também trabalhou com Zombie na animação The Haunted World os El Superblasto (2009), no remake Halloween: O Início (2007) e em As Senhoras de Salem (2012).

Jack Hill e Blaxploitation

Muito antes de encarnar seu palhaço psicopata, Haig participou de alguns filmes da cena blaxploitation dirigidos por Jack Hill. Na verdade, o primeiro crédito do ator foi justamente com Hill, no curta The Host (1960). Ao todo, foram oito parcerias, incluindo Spider Baby (1967), As Condenadas da Prisão do Inferno (1971), Coffy: Em Busca de Vingança (1973) e Foxy Brown (1974). Foi um momento fundamental em sua carreira, que serviu para sedimentar seu nome na indústria e tornar seu rosto conhecido para além da televisão.

 Tarantino, 007 e lambada

Já devorou a filmografia de Quentin Tarantino e já viu toda a franquia James Bond? Bom, se até essa lista o nome Sid Haig lhe era estranho, mas você respondeu “sim” à pergunta acima, então você já se deparou com o ator anteriormente, pois em 1997 ele interpretou o juiz de Jackie Brown (protagonizado por Pam Grier, com quem ele contracenou várias vezes na época da blaxploitation) e o balconista do bar em Kill Bill: Volume 2 (2004). Já em 1971, ele fez uma participação em 007 – Os Diamantes São Eternos. E se você cresceu vendo filmes na TV aberta, certamente se lembrará de seu personagem em Lambada! A Dança Proibida (1990). E falando em Tarantino, um fato curioso é que o papel de Marsellus Wallace, imortalizado por Ving Rhames em Pulp Fiction (1994) foi oferecido a Haig, que o recusou por não enxergar muito potencial no projeto. Uma decisão da qual – obviamente – acabou se arrependendo.  

A carreira na Televisão

Haig possui dezenas de créditos em séries de TV ao longo de mais de cinco décadas, entre elas: Os Intocáveis, Batman e Robin, Star Trek, O Agente da UNCLE, Agente 86, Missão Impossível, O Homem de Seis Milhões de Dólares, As Panteras, The Dukes of Hazzard, Ilha da Fantasia e MacGyver.

Trabalhos póstumos

Além do já citado Os 3 Infernais, Haig trabalhou em três projetos ainda por estrear, todos de Terror. São eles: Tabbott’s Traveling Carnivale of Terrors (2019), Hannukkah (2020) e Abruptio (ainda sem data de estreia). Fica o desejo para que as futuras gerações descubram sua filmografia a aprendam a adorar sentir medo de seu palhaço terrível.