The Beatles | Peter Jackson dirigirá documentário sobre as sessões de gravação do Let It Be

Hoje, dia em que se comemora os 50 anos do icônico show no telhado da Apple, foi anunciado que o diretor da trilogia O Senhor dos Anéis, Sir Peter Jackson, irá dirigir um documentário sobre as sessões de gravação do último disco da banda inglesa The Beatles, o Let It Be. Para tal, Jackson terá a sua disposição um material de 55 horas de filmagens nunca antes lançadas.

O filme será uma parceria entre a Apple Corps Ltd. e WingNut Films Ltd. e terá total cooperação de Sir Paul McCartney, Sir Ringo Starr, Yoko Ono Lennon e Olivia Harrison.

“As 55 horas de imagens inéditas e 140 horas de áudio que nos foram disponibilizadas garantem que este filme será a melhor experiência com a qual os fãs dos Beatles sonham – é como uma máquina do tempo que nos transporta de volta até 1969, e nos sentamos no estúdio assistindo esses quatro amigos fazerem ótimas músicas juntos”, disse Peter Jackson.

Apesar dos Beatles terem sido ostensivamente filmados e fotografados durante os anos 60, estas são as únicas filmagens que realmente os retrata em trabalho no estúdio de gravação.

Em 1970 foi lançado junto do álbum um filme, também documentando as gravações do Let It Be, que mostrou um clima de conflito entre os membros da banda no estúdio. “Fiquei aliviado ao descobrir que a realidade é muito diferente do mito”, continua Jackson, “depois de rever todas as filmagens e áudio que Michael Lindsay-Hogg gravou, 18 meses antes de se separarem, é simplesmente um incrível tesouro histórico. Claro, há momentos de drama – mas nenhuma da discórdia com a qual, há muito tempo, associam a esse projeto. Assistir John, Paul, George e Ringo trabalharem juntos, criando músicas clássicas do zero, não é apenas fascinante – é engraçado, edificante e surpreendentemente íntimo ”. “Estou muito feliz e honrado por ter recebido esta filmagem notável – fazer o filme será alegria pura”.

As filmagens serão restauradas pela Park Road Post, na Nova Zelândia, usando técnicas desenvolvidas para o tratamento dos vídeos que compõem o documentário de Jackson sobre a Primeira Guerra Mundial, They Shall Not Grow Old.

Os Beatles foram premiados com o Grammy de Melhor Trilha Sonora e o filme venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por Let It Be. Acompanhando o novo filme, o antigo será restaurado e relançado. Não há previsão de lançamento do documentário de Peter Jackson, mas é provável que sua estreia seja em 2020, quando o álbum Let It Be completa 50 anos.