A franquia de televisão clássica receberá o prêmio “Governors Award” de 2018 da Television Academy, a mesma que concede o Emmy, em reconhecimento ao seu legado histórico no avanço da ciência, sociedade e cultura.
O Governors Award, que estreou em 1978, homenageia uma conquista individual ou organizacional nas artes e ciências da televisão que é excepcional e universal por natureza e vai além do alcance do reconhecimento anual do Emmy Awards.
“Star Trek é o primeiro programa de televisão que me lembro de assistir quando criança, e sempre esteve à frente de seu tempo”, disse Mark Spatny, presidente do comitê do Governors Award em um comunicado. “Não apenas todas as franquias promoveram a inclusão e a aceitação de todas as pessoas e inspiraram pensamento criativo sobre exploração espacial e nosso futuro, mas as inovações técnicas provocadas pela franquia são incrivelmente significativas para a evolução da produção televisiva e também para a comunicação e ferramentas de computador que usamos em nossa vida diária.”
Criada em 1966 por Gene Roddenberry, a série original de “Jornada nas Estrelas” desencadeou um fenômeno cultural que se estendeu por mais de 50 anos, com mais de 700 episódios, 13 franquias de filmes e 30 prêmios Emmy. Das decisões de fundição aos pontos da trama, a série buscou conscientemente diversidade e igualdade, ativamente lançando atores de várias etnias em papéis de respeito, incluindo Nichelle Nichols como Tenente Uhura.
“Por mais de 50 anos, Star Trek cativou e conectou fãs de todo o mundo”, disse David Stapf, presidente da CBS Television Studios. “O que a série sempre ilustrou brilhantemente é que, apesar de nossas maiores diferenças, nós, como pessoas, somos mais parecidos do que imaginamos, e nos unir na esperança de um amanhã melhor não é apenas uma possibilidade, mas uma necessidade.”
O prêmio será entregue à CBS Television Studios durante a cerimônia do Creative Arts Emmy Awards no sábado, 8 de setembro.
Geek amante da cultura pop, graduada em Produção Audiovisual e editora da Cinematologia. Prefiro assistir filmes a séries, estudo marketing digital às vezes e procuro músicas novas no spotify nas horas vagas.