Sessão Nostalgia: Sessão da Tarde.

Quem teve sua infância e/ou adolescência nos anos 90 vivenciou uma era clássica dos filmes ao final de cada tarde na Rede Globo, chamamos de era clássica pois muitos desses filmes movimentaram os ideais e a imaginação daqueles que viveram naquela época. Nenhuma sociedade moderna esta cristalizada no tempo, logo evoluções culturais acontecem, porém, aqueles filmes apresentavam temas/histórias/piadas que seriam um grande problema para o atual “politicamente correto”, onde bullying, namoro infantil, relacionamentos entre primos, e fugas escolares era visto sem muitas problemáticas. Hoje traremos uma lista de filmes que são nostálgicos em nossas lembranças ao que remete a era de ouro da Sessão da Tarde.

Prepara a pipoca, vai começar a Sessão da Tarde!

 

#10 Os Gonnies

Pôster de divulgação

Começamos nossa lista com um clássico dos anos 80, The Goonies de Steven Spielberg, onde este é a famosa aventura infantil que é resguardada para o público familiar. Um grupo de jovens encontram o mapa do tesouro do famigerado Pirata Willy Caolho, entre pistas, armadilhas e cavernas o grupo se arrisca contra a família de bandidos chamados de Os Fratelli. Com um humor irreverente o filme conta com personagens icônicos como o Sloth e seu desejo imensurável por chocolate. Também a participação de cantores em seu maior auge da carreira como Cyndi Lauper cantando o tema do filme. Para os fãs de Stranger Things fica uma dica especial, assista esse filme. Este é uma das várias referências trazidas no seriado.

 

# 9 Te Pego Lá Fora

Pôster de divulgação

Three O’clock high é um filme de 1987, dirigido por Phil Joanou, que conta no elenco com Richard Tyson, fazendo o papel do valentão Buddy Revell; Casey Siemaszko, interpretando o Jerry Mitchell o garoto que foge do valentão, e outros atores como Jeffrey Tambor, Annie Ryan Stacey Glick e grande elenco. O filme conta a história do jovem Jerry Mitchell, redator do jornal da sua escola que a pedido da sua professora solicita que o mesmo faça uma matéria entrevistando o aluno novato com intuito de enturma-lo na escola, o delinquente juvenil, Buddy Revell. Porém com um início de contato muito desastroso com o Buddy tudo acaba levando ao enfurecimento do valentão com o pobre Mitchell, onde o valentão acaba desafiando o pobre rapaz a uma briga no estacionamento da escola as 3 horas da tarde. A trama traz uma nostalgia cômica as nossas mentes, principalmente pela epopeia vivida por Mitchell para fugir do embate, que vai de tentativas frustradas de incriminar o valentão, até beijar a professora de sua turma para ir para detenção, mas acaba que seduzindo a professora no fim das contas.

 

# 8 Ghost – O Outro lado da Vida.

Pôster promocional

“Oh, oh my love…Oh my Darling…” pensar no filme Ghost é lembrar logo dessa música que fica em nossas mentes. Ghost é um filme dos anos de 1990, dirigido por Jerry Zucker que teve cinco indicações ao Oscar e que ainda hoje emociona a muitos na Sessão da Tarde sempre que passa. O Filme conta a trágica história de amor entre Molly Jensen, vivida por Demi Moore, e Sam Wheat, interpretado por Patrick Swayze, os recém-casados vivem em Nova York, onde Sam é bancário e Molly artista ceramista. A trama é uma trágica história de amor, pois Sam começa a investigar uma série de desvios financeiros no banco que trabalha, e entre suas investigações e os vislumbres de seu recém casamento ele ao sair com sua amada é assassinado em uma tentativa de assalto. O Espírito de Sam inconformado e confuso com sua morte vaga no plano terreno, e para proteger sua amada Molly acaba encontrando num centro espírita Oda Mae Brown, vivida por Whoopi Goldberg, que o ajuda em sua jornada. O filme tem mais de 25 anos de existência e ainda hoje é um clássico das tardes Globais, aquele romance que até os/as mais brutos(as) se emocionam.

 

# 7 Meu Primeiro Amor

Falando em romance o que falar desse filme? My Girl, ou em título Português brasileiro Meu Primeiro Amor, é do ano de 1991. O Filme é dirigido por Howard Zieff, e traz consigo no elenco principal: Dan Aykroyd, Jamie Lee Curtis, Macaulay Culkin e Anna Chlumsky. Aqui temos uma trama que podemos usar como único conceito válido, é uma trama “fofa”! O primeiro amor de nossas vidas é muito difícil de nós esquecermos, o primeiro beijo também, e no filme todos esses elementos estão presentes de forma tão doce e inocente que de certeza nos fez remeter aos nossos primeiros amores. A trama foi, e ainda é, um sucesso! Garantindo um segundo filme onde traz a personagem Vada Sultenfuss vivendo agora sua adolescência.

 

# 6 Os Aventureiros do Bairro Proibido

No ano de 1986 o filme de John Carpenter ganhou as telas, Big Trouble in Little China ou Os Aventureiros do bairro proibido brincou com nossa imaginação com a aventura estrelada por Kurt Russell. Para entendermos esta obra temos que conceituar a fórmula dos filmes de aventura e/ou ação, da década de 1980 a 1990. Os filmes deste gênero tinham que conter: muitos tiros, um galã que fazia piadas, um local muito estranho, a mocinha indefesa, criaturas estranhas, e um vilão caricato, e todos esses elementos estavam contidos em Os aventureiros do bairro proibido. O filme ainda apresenta diversas inspirações para o ramo dos games e cinema Cult, e em breve estará ganhando um remake com Dwayne Johnson.

 

# 5 Esqueceram de Mim

Mais uma obra estrelando Macaulay Culkin, Home Alone, ou em português brasileiro Esqueceram de Mim, estreou em 1990 e foi dirigido por Chris Columbus. Na trama o pequeno Kevin McCallister é esquecido por seus familiares em plenas vésperas das férias de natal, assim depois de um curto momento de desespero da criança ele dar-se-á perceber que está sozinho, e sem nenhum adulto para mandar nele ele se responsabiliza por fazer as compras, lavar suas roupas, cozinhar e até impedir que sua casa seja assaltada por meliantes. O filme é a realização da fantasia de boa parte das crianças “Serem adultos por um dia”, uma comédia com referências de clássicos do cinema e da música ainda é ainda um clássico para a época natalina.

 

# 4 Querida Estiquei o Bebê

Poucos já devem ter ouvido falar desse nosso quarto colocado, porém o filme é um marco principalmente para os efeitos especiais da época. O filme é uma continuação do clássico Honey, I Shrunk the Kids, aqui no Brasil conhecido como Querida, Encolhi as Crianças. A sequência é dirigida por Randal Kleiser, e carrega o título de Querida, estiquei o bebê. O filme segue os mesmos moldes da primeira obra, porém desta vez o atrapalhado pai e cientista Wayne Szalinski (Rick Moranis), acaba não percebendo que o seu filho caçula está no seu laboratório, onde a pequena criança acaba recebendo uma espécie de raio que tem como resultado esticando o pequeno bebê. A trama é digna de Sessão da Tarde, pois nunca que iríamos ver um roteiro que traz o exército americano sendo derrotado por peidos de crianças e por fazer seu arsenal militar como brinquedos infantis.

 

# 3 Os Trapalhões

Para além do programa televisivo da rede Globo, Os Trapalhões traziam a essência do humor nacional dos anos de 1970 a 1990. O quarteto mágico estrelado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias passava longe do que atualmente é chamado por uns como “politicamente correto”, o humor bem especifico deste quarteto saiu da televisão e ganhou os cinemas, fazendo parodias de clássicos dos cinemas como Star Wars, Simbad, Ali Babá e os quarenta ladrões, Indiana Jones, os Saltimbancos e tantas outras histórias. Não seria justo escolher apenas uma obra, mas fica sim o convite para que vocês conheçam as obras que esse quarteto nacional produziu e divulgou na nossa história cinematográfica nacional.

 

# 2 A Lagoa Azul

Se tem um filme que foi mais vezes foi reprisado na Sessão da Tarde podemos dizer de certeza que A Lagoa Azul está entre eles. O filme dirigido por Randal Kleiser é do ano de 1980, é um romance adaptado da obra original de mesmo nome de Henry De Vere Stacpole. No filme os jovens primos Richard e Emmeline, que na adolescência são interpretados por Brooke Shields e Christopher Atkins, sobrevivem a um naufrágio e vão parar numa ilha tropical paradisíaca. A história passa a prender o telespectador principalmente pela descoberta que as crianças, agora adolescentes, passam a ter e acabam vivendo uma história de amor. O filme ainda mostra numa ótica bem particular e cômica sobre as mudanças da puberdade, o “secreto” dos corpos humanos, e a lógica aplicada de lei e ordem estabelecida em uma sociedade. Sendo clichê, todos têm que ao menos uma vez na vida ver este filme.

 

# 1 Curtindo a Vida adoidado

O primeiro colocado desta lista não poderia ser outro filme se não este, Curtindo a Vida Adoidado pode ser assinado como o desejo de 90% dos jovens do final da década de 1980. O filme dirigido por John Hughes, tem elenco composto por: Matthew Broderick, Alan Ruck, Jeffrey Jones, Jennifer Grey, Mia Sara, e grande elenco. O filme conta a história de Ferris Bueller, um rapaz que simplesmente resolveu viver aquele belo dia de sol ao ter que ir para a escola, assim Ferris fingindo estar doente para seus pais resolve chamar seu melhor amigo Cameron Frye, para que, junto consigo, fossem resgatar sua namorada na escola e os três pudessem aproveitar aquele dia juntos. A grande mensagem por traz do filme é a liberdade para nossas obrigações diárias, quantos aqui nunca se sentiram saturados do emprego, faculdade, escola ou qualquer outra obrigação da qual somos forçados a fazer? O filme é uma mensagem aberta para a vontade de curtir o momento, estes que passam rapidamente em nossas vidas. O filme com mais de trinta anos ainda continua sendo conceitual, um filme que por mais que detalhada seja a sinopse aqui descrita, ou crítica sobre a obra, o desejo é sempre o mesmo, “VÁ ASSISTIR! ”, e quando for assistir fique, pois não é filme da MARVEL mas tem cenas pós crédito.

E para você? Qual filme marcou suas tardes de Sessão da Tarde? Diz para gente.