O ator holandês Ruther Hauer, conhecido por ter interpretado o antagonista androide Ray Batty em Blade Runner, morreu no dia 19 de julho aos 75 anos. A notícia foi confirmada hoje (24) pela assessoria do ator. O motivo da morte foi divulgado como uma ‘doença fatal’.
Hauer nasceu em Breukelen, uma cidade próxima de Amsterdã, em 1944. Cinco anos após ter finalizado a graduação de Artes Cênicas, foi convidado por Paul Verhoeven para fazer parte da série Floris em 1969. Também participou dos filmes A Morte Pede Carona, O Feitiço de Áquila, Fúria Cega, Conquista Sangrenta, O Destruidor e Batman Begins.
Sem dúvidas o seu maior trabalho de Hauer foi no filme Blade Runner ao lado de Harrisson Ford e o icônico monólogo improvisado pelo ator no ato final do longa:
”Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer. ”
Carioca da gema e Jornalista. Completamente apaixonado pela filmografia de David Lynch e Paul Thomas Anderson. Nas horas vagas, costumo assistir filmes da Criterion Collection ou da A24, além da vasculhar discografias de Indie Rock e Alternativo.