Tendo em vista a atual pandemia, diversos filmes tiveram sua data de estreia adiada, como noticiamos no site. Dessa forma, não só a estreia dos filmes sofre com isso, mas as premiações cinematográficas também, e com o Oscar não foi diferente.
Originalmente, a premiação iria acontecer no dia 28 de fevereiro, mas hoje foi anunciado que ela será adiada para o dia 25 de abril. Da mesma forma, os filmes que poderiam ser indicados para as categorias tinham uma data de limite de lançamento até o dia 31 de dezembro, entretanto, essa data mudou e agora o novo limite é 28 de fevereiro.
O anúncio foi realizado por meio da conta oficial no Twitter da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar. Confira abaixo:
Ainda, foi anunciado que os filmes de cada categoria serão anunciados no dia 15 de março.
Esta é a quarta vez em que a data do Oscar é adiada. Segundo o presidente da Academia, David Rubin, e a diretora-executiva Dawn Hudson, essa decisão foi tomada devido à possibilidade de oferecer aos cineastas um tempo adequado para que eles finalizem suas produções e concorram à premiação sem que sejam muito prejudicados pela situação atual.
Recentemente, ainda foi anunciado que como uma prática para garantir uma maior diversidade de filmes no Oscar, a categoria de Melhor Filme terá, oficialmente, 10 candidatos concorrendo a partir de 2022. Antes dessa decisão, a quantidade de filmes indicados não era regular, podendo variar a cada ano.
A mudança foi motivada como consequência das várias críticas que a academia vem recebendo devido à falta de diversidade nas indicações de filmes e, principalmente, entre os ganhadores. Dessa forma, ela ainda irá elaborar diretrizes relacionadas ao tema para que os cineastas sigam e, assim, possam concorrer ao prêmio.
Outras ações pela diversidade promovidas pela academia, bem como as citadas acima, foram explicadas no site oficial do Oscar e você pode conferir aqui.
A caçula da equipe e ainda aprendendo sobre cinema.