MTV Documentary Films, “Hunger Ward”, é indicado ao Oscar, e já tem data de estreia na Paramount +

O público está prestes a ver o curta-metragem da MTV Documentary Films, indicado ao Oscar, “Hunger Ward” do diretor Skye Fitzgerald.

O filme mostra o sofrimento das crianças no Iêmen, que foram restringidas à fome durante a guerra civil do país. O filme irá estrear na plataforma de streaming Paramount + na sexta-feira. “É uma honra ter a MTV Documentary Films e a Paramount + levando a mensagem urgente da crise humanitária que esta afetando as crianças de Iêmen a um público amplo e engajado”, disse Fitzgerald. Sheila Nevins, chefe da MTV Documentary Films, acrescentou: “A maior crise humanitária existe no Iêmen. Crianças estão morrendo de fome diante dos olhos da América. O cineasta Skye Fitzgerald fez um documentário que diz ‘não mais’.”

Hunger Ward é o terceiro de uma trilogia de filmes que Fitzgerald dirigiu sobre pessoas deslocadas no Oriente Médio e no Norte da África como resultado de turbulências políticas e guerras. Seu curta-metragem de 2015, 50 Feet From Syria, entrou na lista de finalistas do documentário para o Oscar. Seu curta-metragem de 2018, Lifeboat, sobre refugiados que correm o risco de morte ao cruzar o Mediterrâneo até a Europa, foi indicado ao Oscar.

“Eu sinto que o que eu tento fazer”, disse Fitzgerald ao Deadline, “é trazer algumas dessas histórias à luz, para que mais pessoas do mundo se importem”.

De acordo com um relatório divulgado em fevereiro por várias agências da NU, mais de 2 milhões de crianças no Iêmen com menos de cinco anos devem sofrer de desnutrição aguda este ano. Elas são as vítimas inocentes do que se transformou em uma guerra por procuração entre o Irã, que apoia um grupo rebelde no Iêmen, e a Arábia Saudita, que está do lado do governo iemenita.

“O fato de a fome estar sendo usada como arma de guerra é um pensamento horrível para mim”, comentou Fitzgerald. “É algo sobre o qual podemos realmente fazer algo, porque é uma tragédia causada por humanos e que pode ser resolvida por humanos.”

Reagindo à sua indicação ao Oscar, Fitzgerald disse para Deadline: “É gratificante sentir que as pessoas estão dispostas a olhar, estão dispostas a ver e se envolver em um assunto muito difícil … O que mais me entusiasma é que, com este reconhecimento pela Academia, acho que nos dá a oportunidade de levar a questão a um grupo demográfico maior e mais engajado, que pode realmente nos ajudar a acabar com a guerra no Iêmen ”.

Hunger Ward foi nomeado para Melhor Curta Documentário no 2020 Critics ’Choice Documentary Awards e fez parte da lista dos melhores curtas de 2020 do DOC NYC. Também ganhou Melhor Diretor e Melhor Edição no 2020 Social Impact Media Awards.

Hunger Ward foi produzido por Fitzgerald e Michael Scheuerman. Jody Allen, Bryn Mooser, Hayley Pappas e Kathryn Everett estão entre os produtores executivos do filme. O documentário é uma produção da Spin Films, Vulcan Productions e RYOT Films. A MTV Documentary Films recebeu uma indicação ao Oscar no ano passado por seu primeiro filme, o curta documentario St. Louis Superman. Sua lista de não-ficção inclui o longa-metragem selecionado para o Oscar 76 Dias, Sabaya, Finding Yingying, Beautiful Something Left Behind, American Selfie: One Nation Shoots Itself, 17 Blocks, A Life Too Short e My Father The Mover.