Ao longo de sua História, o Cinema abordou o universo jornalístico de várias formas: retratando casos reais em que a imprensa desempenhou papel fundamental; contando biografias de jornalistas e suas trajetórias; discutindo o papel da mídia de forma crítica ou simplesmente utilizando redações como pano de fundo para suas histórias. Iremos, a partir dessa e de futuras listas, relacionar algumas dessas produções que tratam do tema em suas infinitas possibilidades.
Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight) [2015]
O vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016 relata o caso real de 2001, em que uma equipe de jornalistas do Boston Globe investigou e tornou público o escândalo de abuso infantil e pedofilia praticado por membros da Igreja em Boston, assim como os esforços da Arquidiocese local para abafar os ocorridos. Com excelentes atuações de Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams e uma direção competente de Tom McCarthy, é um – triste – lembrete da importância de uma imprensa livre e investigativa para a elucidação dos fatos.
Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men) [1976]
Estrelada por Robert Redford e Dustin Hoffman, é outra obra baseada em eventos reais – e um dos mais explosivos da História dos Estados Unidos -, relatando as investigações de Bob Woodward (Redford) e Carl Bernstein (Hoffman), profissionais do Washington Post, que culminaram na renúncia do então presidente Richard Nixon durante o escândalo Watergate.
The Post: A Guerra Secreta (The Post) [2017)
Antes mesmo dos eventos retratados em Todos os Homens do Presidente, outro episódio explosivo marcou a relação entre Richard Nixon e o Washington Post: a divulgação dos Pentagon Papers, um documento secreto que detalhava o envolvimento do governo norte-americano na Guerra do Vietnã. O caso fez com que o jornal subisse de patamar e adquirisse projeção nacional.
A Montanha dos 7 Abutres (Ace in the Hole) [1951]
Dirigido pelo versátil Billy Wylder, A Montanha dos 7 Abutres fala sobre sensacionalismo e manipulação midiática. Durante uma viagem para cobrir uma corrida de cascavéis, o frustrado repórter Charles Tatum (Kirk Douglas) descobre que um homem chamado Leo Minosa (Richard Benedict) encontra-se preso em uma mina. Visando fama e projeção, Tatum monta um circo que atrai a atenção de milhares de pessoas, deixando a vida de Leo em segundo plano.
Rede de Intrigas (Network) [1976]
O diretor Sidney Lumet, que em 1975 já havia explorado o circo midiático em Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon), volta ao tema neste longa, em que o âncora Howard Beale (Peter Finch) é manipulado pela emissora na qual trabalha e seu destino muda de acordo com a audiência que alcança, até que a situação foge de controle. Concorreu ao Oscar de Melhor Filme junto com Todos os Homens do Presidente.
O Poder da Notícia (Winchell) [1998]
Walter Winchell foi uma figura controversa e polêmica por, entre outras coisas, ter popularizado as fofocas sobre celebridades em colunas sociais e se envolvido com a caça às bruxas do período macartista. Sua trajetória foi contada em um telefilme feito pela HBO, em que Stanley Tucci dá vida ao protagonista e Paul Giamatti interpreta Herman Klurfeld, seu ghostwriter e biógrafo.
Historiador que acredita que a vida fica mais fácil quando vamos ao cinema.
https://letterboxd.com/vsimoes/