O Cinema une várias artes: música, fotografia, teatro, pintura, além de outras. E o espectador mais atento consegue perceber como elas são usadas para ajudar na imersão em uma obra audiovisual. A intenção de um filme, em regra, é contar uma história e/ou deixar uma mensagem para o público e, para isso, utiliza-se das artes como ferramentas em função da narrativa. Elas são recursos que auxiliam na transmissão da mensagem ao espectador.
Quando uma obra une um enredo elevado e uma fotografia esteticamente atraente, que colabora diretamente na contação da história, o resultado é um primoroso longa, difícil de ser esquecido.
Listamos alguns exemplos em que a união de uma boa narrativa e uma fotografia inspiradora deu muito certo e a segunda parte da lista pode ser conferida abaixo, conforme a ordem cronológica de lançamento.
1) Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Moulin Rouge!)
Com uma fotografia belíssima, a história se passa em 1899 e gira em torno do jovem idealista e inocente poeta, Christian (Ewan McGregor), que desafia a autoridade do pai ao se mudar para Montmartre, em Paris, considerado um lugar amoral, boêmio e onde todos são viciados em absinto. Lá, ele é seduzido pelo fantástico e obscuro submundo de uma boate parisiense, a Moulin Rouge. Neste glamoroso refúgio do sexo, drogas e farra, ele acaba se apaixonando por Satine (Nicole Kidman), a estrela da casa.
Concorreu ao Oscar de Melhor Fotografia junto com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e, surpreendentemente, ambos perderam para O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.
Veja também: Moulin Rouge – 5 Razões para assistir.
Direção: Baz Luhrmann | Roteiro: Baz Luhrmann, Craig Pearce | Ano: 2001 | Duração: 126 minutos | Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, John Leguizamo, Jim Broadbent.
2) O Clã das Adagas Voadoras (Shi Mian Mai Fu)
Aproveitando a fase de inserção de filmes orientais em Hollywood, como O Tigre e o Dragão (2000), Balzac e a Costureirinha Chinesa (2002) e Herói (2002), o longa foi lançado contando uma linda fábula de amor, lealdade e coragem. O casal protagonista se revela após algumas reviravoltas, cerne da trama, e mesmo com o pouco tempo juntos criam uma sintonia tocante, capazes de matar e morrer por amor. Além de belíssimo pela fotografia, conquista pela sensibilidade.
Concorreu ao Oscar de Melhor Fotografia em 2005, mas perdeu para O Aviador (The Aviator, Martin Scorsese, 2004).
Direção: Yimou Zhang | Roteiro: Yimou Zhang | Ano: 2004 | Duração: 119 minutos | Elenco: Andy Lau, Ziyi Zhang, Takeshi Kaneshiro.
3) Estrada para Perdição (Road to Perdition)
Conrad Hall (o mesmo direitor de fotografia de Beleza Americana, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia em 2000) já havia morrido quando Estrada para Perdição levou o Oscar de Melhor Fotografia em 2003 por este fantástico drama de gângster.
Mike Sullivan (Tom Hanks) é um zeloso pai de família, que vive moralmente em conflito, pois trabalha para John Rooney (Paul Newman), um chefe da máfia irlandesa de Rock Island que o trata como filho. Após alguns incidentes, o filho de Rooney, Connor Rooney (Daniel Craig), que tem ciúmes dessa relação, mata a esposa, Annie (Jennifer Jason Leigh), e um dos dois filhos de Sullivan, Peter (Liam Aiken).
Direção: Sam Mendes | Roteiro: David Self | Ano: 2002 | Duração: 117 minutos | Elenco: Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law, Daniel Craig, Tyler Hoechlin, Jennifer Jason Leigh, Dylan Baker, Liam Aiken, Ciarán Hinds, Stanley Tucci.
4) Memórias de Uma Gueixa (Memoirs of a Geisha)
Dion Beebe garantiu o Oscar de Melhor Fotografia em 2006 por este belo longa Memórias de Uma Gueixa baseado no livro homônimo de Arthur Golden. O enredo acompanha Chiyo (Suzuka Ohgo), uma menina que foi vendida por seu pai, pescador de uma vila de pescadores, para uma casa de gueixas quando ainda era uma criança, em 1929. Lá ela é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza.
Chiyo cresce na dúvida e na esperança de encontrar a família, sem compreender o sentido da vida. Ela é acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo e se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi) até que, por obra do destino, conhece acidentalmente um dos homens mais poderosos do Japão, por quem se apaixona imediatamente. Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.
Direção: Rob Marshall | Roteiro: Robin Swicord | Ano: 2005 | Duração: 145 minutos | Elenco: Eugenia Yuan, Zhang Ziyi, Ken Watanabe, Michelle Yeoh, Gong Li, Youki Kudoh, Kaori Momoi, Tsai Chin, Cary-Hiroyuki Tagawa, Suzuka Ohgo.
5) Sin City – A Cidade do Pecado (Sin City)
Com uma fotografia predominante em preto e branco, Sin City se assemelha muito à graphic novel homônima de Frank Miller, que lhe deu origem.
Sin City é uma cidade em que vivem policiais trapaceiros, mulheres sedutoras e vigilantes desesperados, com alguns em busca de vingança e outros, de redenção. Um deles é Marv (Mickey Rourke), um lutador de rua durão que sempre levou sua vida a seu modo. Após levar para casa a bela Goldie (Jaime King), ela aparece morta em sua cama. Isto faz com que Marv decida percorrer a cidade em uma jornada pessoal, em busca de vingança.
Além dele há Dwight (Clive Owen), um detetive particular que tenta a todo custo deixar seus problemas para trás. Após o assassinato de um policial, Dwight se apresenta para proteger suas amigas, as damas da noite. Há também John Hartigan (Bruce Willis), o último policial honesto da cidade, que restando apenas uma hora para se aposentar se envolve na tentativa de salvar uma jovem de 11 anos das mãos do filho de um senador.
Direção: Robert Rodriguez, Frank Miller, Quentin Tarantino | Roteiro: Robert RodrigueZ, Frank Miller | Ano: 2005 | Duração: 124 minutos | Elenco: Bruce Willis, Mickey Rourke, Jessica Alba, Clive Owen, Benício Del Toro, Brittany Murphy, Alexis Blede, Elijah Wood, Josh Hartnett, Michael Clarke Duncan, Rosario Dawson, Jaime King, Devon Aoki, Rutger Hauer, Carla Gugino.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).