O Cinema une várias artes: música, fotografia, teatro, pintura, além de outras. A intenção de um filme, em regra, é contar uma história e/ou deixar uma mensagem para o público e, para isso, utiliza-se das artes como ferramentas em função da narrativa. Elas são recursos que auxiliam na transmissão da ideia.
O espectador mais atento consegue perceber como elas são usadas para auxiliar na imersão em uma obra. Quando uma produção une enredo elevado e fotografia esteticamente atraente, que colabora diretamente na contação da história, o resultado é um primoroso longa, difícil de ser esquecido.
Listamos alguns exemplos em que a união de uma boa narrativa com uma fotografia inspiradora deu muito certo e a primeira parte da lista pode ser conferida abaixo, conforme a ordem cronológica de lançamento.
1) Mississippi em Chamas (Mississippi Burning)
Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia em 1989, Mississipi em Chamas presenteia o público com uma bela fotografia e uma história tocante, baseada em uma investigação real. O enredo se passa em 1964 e segue Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), dois agentes do FBI que estão investigando a morte de três militantes dos direitos civis.
As autoridades locais se recusam a cooperar e a comunidade afro-americana tem medo de ajudar. A situação se torna cada vez mais difícil e a abordagem direta é abandonada a favor de uma mais agressiva e tudo ocorre em meio a segregação que divide a população em brancos e pretos, sendo a violência contra estes uma tônica constante.
Direção: Alan Parker | Roteiro: Chris Gerolmo | Ano: 1989 | Duração: 128 minutos | Elenco: Gene Hackman, Willem Dafoe, Frances McDormand, Brad Dourif, R. Lee Ermey, Gailard Sartain, Michael Rooker, Pruitt Taylor Vince, Kevin Dunn, Frankie Faison, Darius McCrary, Tonea Stewart, Tobin Bell, Rick Washburn, Stephen Tobolowsky, Frederick Zollo.
2) A Lista de Schindler (Schindler’s List)
Filmado em preto e branco, o filme ganha a sobriedade que o tema requer. Levou a estatueta do Oscar de melhor fotografia de 1994 e trata da inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista. No entanto, ele gastou toda a sua fortuna para ajudar a libertar 1.100 judeus de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial.
Direção: Steven Spielberg | Roteiro: Steven Zaillian | Ano: 1993 | Duração: 195 minutos | Elenco: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall, Embeth Davidtz, Małgorzata Gebel, Shmulik Levy, Mark Ivanir, Beatrice Macola, Friedrich von Thun, Andrzej Seweryn.
3) O Tigre e o Dragão (Wo Hu Cang Long)
O drama conta com uma linda fotografia e aborda a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio a Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão a uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.
Direção: Ang Lee | Roteiro: James Schamus | Ano: 1999 | Duração: 119 minutos | Elenco: Chow Yun-Fat, Michelle Ueoh, Ziyi Zhang, Chen Chang, Pei-Pei Cheng, Sihung Lung.
4) Beleza Americana (American Beauty)
Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia em 2000, Beleza Americana acompanha Lester Burham (Kevin Spacey), sujeito que não aguenta mais o emprego, a esposa perfeccionista Carolyn (Annette Bening) e a filha adolescente mal-humorada Jane (Tora Birch). Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).
Direção: Sam Mendes | Roteiro: Alan Ball | Ano: 1999 | Duração: 122 minutos | Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari, Chris Cooper, Peter Gallagher, Allison Janney, Scott Bakula, Sam Robards.
5) O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain)
Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, o belíssimo filme francês narra a vida de Amélie (Audrey Tautou) desde o seu nascimento até a fase adulta. A morte da sua mãe, as manias do pai e um diagnóstico equivocado de problema cardíaco fazem parte da biografia da pequena Amélie. Obrigada a permanecer por muito tempo dentro de casa por conta do falso problema no coração ela cria um mundo paralelo e fantasioso.
Quando adulta, trabalha como garçonete em um pequeno café. Porém, sua vida sofre uma transformação radical no dia em que descobre, em seu apartamento, uma antiga caixa cheia de objetos infantis. Empolgada, assume a missão de encontrar o dono e essa jornada a conduz a um mundo totalmente novo, que a faz descobrir um outro sentido para a vida: ajudar as pessoas a serem felizes através de pequenos gestos. É uma linda história… com algo a mais.
Direção: Jean-Pierre Jeunet | Roteiro: Jean-Pierre Jeunet, Guillaume Laurant | Ano: 2001 | Duração: 122 minutos | Elenco: Audrey Tautou, Robert Gendreu, Clotilde Mollet, Mathieu Kassovitz, Isabelle Nanty, Rufus, Jarnel Debbouze, Yolande Moreau, André Dussollier, Dominique Pinon, Maurice Bénichou, Claude Perron, Michel Robin, Claire Maurier, Serge Merlin, Ticky Holgado, Luc Palun, Guillaume Viry.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).