O último dia 21 foi o solstício de junho, que é a data que marca o início do inverno no Brasil. Em algumas regiões não faz muita diferença porque as estações do ano não são muito demarcadas no País, mas em parte dele começa agora um período de chuvas.
E dias chuvosos são muito convidativos para usufruirmos de uma boa leitura ou apreciarmos um bom filme. Nesse caso, preparamos uma lista com 05 ótimos longas com diferentes gêneros para o espectador aproveitar esses momentos e se deleitar com a sétima arte ao som da chuva dentro e fora da tela.
1. Cantando na Chuva (Singin’ in The Rain)
O musical clássico Cantando na Chuva não podia faltar nessa lista. A história se passa nos anos 20 em Hollywood e segue Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen), dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas apostam em um relacionamento mais íntimo entre os dois, o que, na verdade, não existe.
Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Para produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly | Roteiro: Betty Comden, Adolph Green | Ano: 1952 | Duração: 103 minutos | Elenco: Gene Kelly, Donald O’Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Millard Mitchell, Cyd Charisse, Douglas Fowley, Rita Moreno.
2. lha do Medo (Shutter Island)
O thriller Ilha do Medo é um filme de mistério e suspense contado sob momentos de fortes chuvas. Na década de 50, a fuga de uma assassina leva o detetive Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro a uma investigação em uma penitenciária psiquiátrica, localizada em uma ilha, que sofre uma reviravolta sinistra e quase irreversível. Lá, uma rebelião se inicia e o agente terá que enfrentar seus próprios medos.
Direção: Martin Scorsese | Roteiro: Laeta Kalogridis, Dennis Lehane | Ano: 2010 | Duração: 139 minutos | Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine, John Carrol Lynch, Elias Koteas.
3. Durante a Tormenta (Durante la Tormenta)
Este longa é um filme original da Netflix, que não falta chuva na tela. A película espanhola trata de um defeito no espaço-tempo que permite que Vera (Adriana Ugarte), uma mulher casada e feliz, salve a vida de um menino que morou em sua casa e morreu há 25 anos.
Essa inusitada interferência entre as duas épocas faz com que a realidade que Vera conhece seja distorcida e, assim, ela acorda em uma realidade totalmente diferente, onde sua filha nunca nasceu e ela nunca conheceu seu marido. Agora seu único objetivo é recuperar sua vida de volta.
Direção: Oriol Paulo | Roteiro: Oriol Paulo | Ano: 2018 | Duração: 129 minutos | Elenco: Adriana Ugarte, Chino Darín, Javier Gutiérrez, Álvaro Morte, Nora Navas, Miguel Fernández, Clara Segura, Francesc Orella, Mima Riera, Aina Clotet, Ana Wagener, Silvia Alonso, Belén Rueda.
4. O Farol (The Lighthouse)
Injustiçado pelo Oscar, porque teve apenas uma indicação – melhor fotografia, esse excelente filme merecia mais reconhecimento. O enredo se passa no início do século XX e acompanha Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, que contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias.
No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.
Leia a crítica aqui.
Direção: Robert Eggers | Roteiro: Robert Eggers, Max Eggers | Ano: 2019 | Duração: 110 minutos | Elenco: Willem Dafoe, Robert Pattinson, Valeriia Karaman.
5. Parasita (Gisaengchung)
Neste vencedor do Oscar de 2020 a chuva tem um significado especial porque marca ainda mais a diferença social tratada no longa. Em Parasita, toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em uma pequena casa suja e apertada. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica.
Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Leia a crítica aqui.
Direção: Bong Joon Ho | Roteiro: Bong Joon Ho, Jin Won Han | Ano: 2019 | Duração: 132 minutos | Elenco: Song Kang-Ho, Woo-sik Choi, Park So-Dam.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).