Com filmes no currículo como Má Educação, A Pele que Habito, Volver e o mais novo e excelente Dor e Glória, sem mencionar os dois vencedores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Roteiro Original, respectivamente: Tudo Sobre Minha Mãe (2000) e Fale com Ela (2003), não se discute que Pedro Almodóvar é um cineasta excepcional de grande talento.
No entanto, o cinema espanhol não se resume à genialidade de Almodóvar, há inúmeros filmes além dos dele e, mesmo que não tenham a grandiosidade desses, alguns podem ser apreciados pelo público como um ótimo entretenimento. Separamos uma lista com 05 longas espanhóis de diferentes gêneros disponíveis na Netflix que oferecem uma ideia do que é o cinema espanhol, além de Almodóvar.
As películas escolhidas abaixo seguem a ordem cronológica de lançamento.
1. Um Contratempo (Contratiempo)
Um thriller que serve como ótimo passatempo para quem gosta de mistério e suspense. Acompanha a história de Adrian Doria (Mario Casas), um empresário casado e bem-sucedido, que segue com uma vida perfeita até que desperta em um quarto de hotel, depois de ser atingido na cabeça, e encontra sua amante morta no banheiro, coberta com um monte de notas em euros.
Para piorar, o quarto é trancado por dentro e não tem nenhuma maneira de entrar ou sair. Com tudo o que construiu desmoronando aos seus pés, Doria recorre a melhor advogada de defesa da Espanha, Virginia Goodman (Ana Wagener), e eles tentam descobrir o que realmente aconteceu naquela noite.
Direção: Oriol Paulo | Roteiro: Oriol Paulo | Ano: 2016 | Duração: 106 minutos | Elenco: Mario Casas, Ana Wagener, José Coronado, Bárbara Lennie, Francesc Orella, Paco Tous, David Selvas, Iñigo Gastesi, San Yélamos, Manel Dueso.
2. Perfectos Desconocidos
A comédia Perfectos Desconocidos é a versão espanhola da comédia italiana Perfetti Sconosciuti, de Paolo Genovese, que também ganhou a versão francesa Nada a Esconder. Todas se passam em uma festa na casa de um casal, onde sete amigos resolvem desbloquear seus celulares e abrir a vida uns para os outros. A simples brincadeira acarreta drásticas consequências e vários segredos revelados. De forma que eles se vêem obrigados a encarar as armadilhas de todas as revelações.
Direção: Álex de la Iglesia | Roteiro: Álex de la Iglesia, Jorge Guerricaechevarria | Ano: 2017 | Duração: 100 minutos | Elenco: Belén Rueda, Eduard Fernández, Ernesto Alterio, Juana Acosta, Eduardo Noriega, Dafne Fernández, Pepón Nieto, Beatriz Olivares, María Jesús Hoyos, Gonzalo Torralba.
3. Toc Toc
O filme mais leve da lista, Toc Toc, é uma comédia espanhola que acompanha uns pacientes com TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), que esperam na sala do psiquiatra atrasado e, impacientes, começam a fazer uma espécie de jogos para passar o tempo e lidar com as manias estranhas de cada um. É baseada na peça francesa homônima de Laurent Baffie.
Direção: Vicente Villanueva | Roteiro: Vicente Villanueva | Ano: 2017 | Duração: 96 minutos | Elenco: Paco León, Rossy de Palma, Alexandra Jiménez, Nuria Herrero, Adrián Lastra, Inma Cuevas, Oscar Martínez, Ana Rujas, Carolina Lapausa.
4. O Bar (El Bar)
Com um roteiro inusitado, esse filme gera uma série de dúvidas e questionamentos por parte dos personagens sobre o que está acontecendo em volta e desperta a curiosidade do espectador. Tudo se passa em um bar no centro de Madri, onde várias pessoas tomam café da manhã tranquilamente, como de costume.
Até que um dos clientes leva um tiro na cabeça ao colocar os pés fora do estabelecimento e o clima de tensão invade o local. Eles ficam presos ali, já que temem sair e também serem mortos. À medida que o pânico se instala e a contagem de corpos aumenta, a convivência no Bar pode ser tão perigosa quanto se arriscar do lado de fora.
Direção: Álex de la Iglesia | Roteiro: Álex de la Iglesia, Jorge Guerricaechevarria | Ano: 2017 | Duração: 102 minutos | Elenco: Blanca Suárez, Mario Casas, Carmen Machi, Secun de la Rosa, Jaime Ordoñez, Terele Pávez, Joaquín Climent, Alejandro Awada.
5. Durante a Tormenta (Durante la Tormenta)
Este longa é um filme original da Netflix que aborda tempos paralelos e possui uma trama ágil e fácil de acompanhar. Trata de um defeito no espaço-tempo que permite que Vera (Adriana Ugarte), uma mulher casada e feliz, salve a vida de um menino que morou em sua casa e morreu há 25 anos.
Essa inusitada interferência entre as duas épocas faz com que a realidade que Vera conhecia seja distorcida e, assim, ela acorda em um mundo totalmente diferente, onde sua filha nunca nasceu e ela nunca conheceu seu marido. Agora seu único objetivo é recuperar sua vida de antes.
Direção: Oriol Paulo | Roteiro: Oriol Paulo | Ano: 2018 | Duração: 129 minutos | Elenco: Adriana Ugarte, Chino Darín, Javier Gutiérrez, Álvaro Morte, Nora Navas, Miguel Fernández, Clara Segura, Mima Riera, Aina Clotet, Albert Pérez, Julio Bohigas-Couto, Belén Rueda.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).