Dicas da quarentena: Livros sobre Cinema – Parte II

Continuando com nossa lista especial de livros para te ajudar a passar o tempo em casa! Se na primeira parte vimos obras que, em linhas gerais, indicam os mais diversos tipos de filmes ao mesmo tempo em que contam muito da História da Sétima Arte, agora lançaremos um olhar mais analítico e conceitual sobre o tema.

Aproveite, boas leituras e #ficaemcasa!

O que é o Cinema?

Crítico renomado e grande estudioso do Cinema, André Bazin criou um clássico que é referência para cinéfilos de todos os tipos. Com uma linguagem acessível sem abandonar a profundidade analítica, Bazin reúne 36 textos sobre diferentes períodos e estilos, do western ao neorrealismo italiano. Uma aula não só de Cinema mas também de crítica e análise fílmica.   

O que é Cinema

A Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, se tornou emblemática há décadas, e provavelmente você já se deparou com um de seus mais de 300 títulos, com seus tamanhos diminutos e capas bem características. Pois bem, o nono volume da coleção, escrito por Jean-Claude Bernadet, trata da nossa Arte preferida, analisando como o Cinema se relaciona com questões históricas, políticas e socioculturais.

A Arte do Cinema: Uma Introdução

Partindo do cinema clássico norte-americano para dialogar com autores de outras nacionalidades, David Bordwell e Kristin Thompson analisam o fazer cinematográfico através de diferentes sequências de imagens. Mais do que planos estáticos, as observações do livro destacam a importância de se observar as sequências como um todo, notando os diferentes elementos que as compõem.

Sobre a História do Estilo Cinematográfico

Se o Cinema evolui e muda com o passar do tempo, com a crítica acontece o mesmo. É esse o foco do trabalho de David Bordwell aqui, ao traçar um panorama das diferentes formas de se ler estilisticamente um filme. Dialogando inclusive com as concepções de André Bazin, o autor estabelece um rico estudo historiográfico da análise cinematográfica.

Cinema – Entre a Realidade e o Artifício

Igualmente didática e rica em suas informações, a obra de Luiz Carlos Merlen percorre toda a História do Cinema, dos Irmãos Lumière aos efeitos digitais do século XXI, identificando suas principais tendências e estilos. Como não poderia de ser em um livro do gênero, resulta em uma excelente watchlist.  

Cinema e História

Clássico absoluto, o livro do historiador Marc Ferro se debruça no estudo de como os “filmes históricos” contêm visões e concepções bem específicas – algumas nítidas, outras nem tanto – de seus realizadores e dos contextos nos quais foram criados.