Filmes, séries, games, cursos online…em tempos de quarenta e distanciamento social, é natural que haja maior procura por atividades que ajudem a lidar com o aumento do tempo passado em casa.
Nesse sentido, a leitura se apresenta como um dos principais recursos utilizados quando se trata de tempo livre. Seja aquele livro que você sempre quis conhecer mas nunca conseguia encaixar na agenda, seja uma indicação recente, agora talvez seja a hora de fazer dos limões limonada e aproveitar a deixa para tirar o atraso.
Pensando nisso, a Cine elaborou uma lista especialmente para você que deseja conhecer mais do Cinema através da Literatura. Consultamos nossas bibliotecas particulares e reunimos obras de referência, dicionários temáticos, biografias e histórias sobre diferentes períodos e personagens da Sétima Arte. Esperamos que essas obras te ajudem a saber mais sobre assuntos em geral ou se aprofundar em temas de sua preferência.
Nessa primeira parte começaremos do básico, isto é, com sugestões de livros que vão direto ao assunto e indicam os mais diversos filmes ao mesmo tempo em que transmitem várias informações e bagagens para a sua cinefilia.
Aproveite e #ficaemcasa!
Tudo Sobre Cinema
Esse verdadeiro tijolo com mais de 500 páginas possui um título que poderia soar pretencioso, não fossem as informações detalhadas sobre diferentes períodos da História do Cinema e seus filmes seminais, com respectivos comentários e análises feitos por uma equipe de mais de vinte e cinco críticos e especialistas. Além do rico material, a obra editada por Philip Kemp também conta com mais de 1000 fotos e ilustrações que não só fascinam mas também ajudam a analisar os filmes. Um guia obrigatório para qualquer um que deseje mergulhar de cabeça no universo dos bons filmes e seus respectivos contextos.
1001 Filmes para Ver antes de Morrer
Grande sucesso de vendas e talvez a obra de referência mais popular sobre o Cinema já lançada, o compilado de Steven Jay Schneider resulta em uma empolgante e essencial watchlist (e que vai sendo atualizada com o passar do tempo, algo que torna o material dinâmico). Assim como em Tudo Sobre Cinema, é ricamente ilustrado e conta com uma gabaritada lista de críticos que contribuem com uma análise para cada título, fazendo de 1001 Filmes… uma viagem extraordinária.
101 Filmes – Tesouros Perdidos
Com uma proposta semelhante a que é utilizada em 1001 Filmes para Ver antes de Morrer, essa relação montada por Ricardo Matsumoto e Roberto Pujol foca em títulos menos conhecidos, mas que nem por isso deixam de merecer uma conferida. Contendo filmes que não receberam muita atenção à época de seu lançamento, que saíram diretamente para o home video, ou que só seriam cultuados décadas mais tarde, a lista reúne verdadeiras pérolas escondidas que estão aguardando para serem descobertas.
Ismos – Para Entender o Cinema
O que você conhece de Naturalismo? Sabe a diferença entre Comédia Pastelão e Comédia Screwball? Já assistiu a quantos filmes de Realismo Poético? Se a classificação mais tradicional (drama, comédia, ação) não lhe parece suficiente e você gostaria de termos mais precisos e aprofundados, este livro de Roland Bergan é perfeito. Dividindo a História do Cinema através de um recorte em cinco períodos, o autor estabeleceu 51 “ismos” para categorizar centenas de obras, contextualizando-as em seus movimentos e tendências específicas. Nas mãos de um autor menos cuidadoso o livro poderia acabar por ser uma série de rótulos simplistas, mas Bergan escapa dessa armadilha ao mostrar como diferentes categorias dialogam entre si, resultando em um guia fluido e instrutivo. Também conta com um pequeno glossário para que você se familiarize com termos técnicos.
Passado Imperfeito – A História no Cinema
Ao ver um filme de época, você já se perguntou o quão “fiel” era aquela obra? Ou o que um filme que se passa no século XIX diz sobre os Estados Unidos de 1939? Organizado pelo historiador americano Mark C. Carnes, a obra reúne 61 ensaios sobre filmes que, de uma forma ou de outra, lidam com momentos emblemáticos do passado, de Jurassic Park a Nixon, passando por Spartacus e Gandhi. Nas palavras do organizador, a “História segundo Hollywood”. Com um time de ensaístas especializados nos períodos abordados por cada filme, os textos lançam uma luz crítica sobre como cada época foi retratada, apontando eventuais vícios e anacronismos, mas também seus acertos. Como bônus ainda possui uma entrevista de Carnes com o cineasta Oliver Stone.
Historiador que acredita que a vida fica mais fácil quando vamos ao cinema.
https://letterboxd.com/vsimoes/