Crítica | Uma Pitada de Sorte (2022)

Nota do Filme:

Uma Pitada de Sorte é uma comédia nacional estrelada pela atriz pernambucana Fabiana Karla, que interpreta Pérola, uma sous chef de cozinha, a segunda no comando em um renomado restaurante na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela sonha em ter seu próprio restaurante, mas precisa dividir suas tarefas no emprego com o trabalho nos negócios da família, como animadora de festa infantil.

Pérola é extrovertida, audaciosa e confiante, mas tendo que se dividir e fazer jornada dupla acaba se prejudicando e adiando o próprio sonho. Ela vive com a mãe, Gina (Jandira Martini), e o irmão, Fred (JP Rufino), que é jovem, mas bastante maduro e cúmplice nas empreitadas da irmã. Tudo começa a mudar em sua vida quando ela resolve fazer um teste para ser assistente de um consagrado chef, Diego Gomez (Iván Espeche), em um programa de televisão.

Acontece que a heroína passa no teste e com o carisma e a desenvoltura por ser animadora de festa, ela logo se torna uma sensação no programa. Depois disso sua vida passa a ser uma correria constante para tentar dar conta de tudo e não desapontar sua mãe, cuja preocupação é seguir com o negócio de festas da família. A interação entre as duas é inicialmente cômica e depois traz um tom sensível ao longa que termina descambando para o piegas, mas é rápido, não afeta a desenvoltura da narrativa.

Com experiência e talento, Fabiana Karla atua com naturalidade e espontaneidade, conquistando o público com ótimos timing e química com o resto do elenco. Os personagens secundários são engraçados e também possuem química em cena, com destaque para o jovem JP Rufino, que apesar de novo interpreta com segurança, e para Jandira Martini, que eleva o nível da obra. Além de contar com o talento de Mouhamed Harfouch, Regiane Alves, Flávia Reis, Pablo Sanábio, Pedroca Monteiro, do ator argentino Iván Espeche e com as participações especiais do cantor Thiaguinho e do chef Felipe Bronze.

Usando algumas expressões da terra natal da personagem principal, o filme é cômico, leve e divertido. Além do humor, o longa transmite uma bela mensagem sobre alimentar os sonhos e persegui-lo e, também, sobre apoiar a família, entendendo as diferenças de cada um. Até um romancezinho de fundo não fica de fora e serve para agregar à história e conferir o título de comédia romântica. As piadas permeiam a película, usadas na medida, sem exageros e aproveitando algumas quebras de expectativas que funcionam bem com a trama.

O núcleo familiar é muito divertido. A mãe, extremamente nacionalista, chega a ser xenófoba, obcecada em educar o filho vendo apenas produtos nacionais, o que rende ótimas cenas. O triângulo amoroso formado por Pérola dividida entre o chef Diego Gomez (Ivan Espeche) e o grande amigo Lugão (Mouhamed Harfouch) também confere bons momentos de graça e emoção. Tudo sempre regado ao bom humor.

A narrativa segue uma receita conhecida, possui alguns atropelos, mas conta com personagens carismáticos, humor na medida e muito talento. É um filme para ver com a família, que deve agradar ao espectador que gosta de comédia nacional. Além de que a trajetória da protagonista, que se desdobra para manter dois empregos, deixa fácil a identificação pelo público. Difícil não torcer para o sonho de Pérola, de se tornar uma chef renomada em seu próprio restaurante, finalmente se tornar realidade.

A obra entrega o que promete, é o tipo para levar a família, simples, fácil de se identificar e de se divertir com os trejeitos, humor físico e performance do grande elenco, sobretudo da protagonista. Trata de família, amor, persistência, superação. É uma prova de que mesmo seguindo uma fórmula, usando vários clichês e sendo previsível, uma produção pode ser ótima de se ver.

Uma Pitada de Sorte estreia em 15 de setembro de 2022 nos cinemas. Conta com divertidas cenas entre os créditos.

Direção: Pedro Antonio | Roteiro: Álvaro Campos, Regiana Antonini, Pedro Antonio | Ano: 2022 | Duração: 92 minutos | Elenco: Fabiana Karla, Mouhamed Harfouch, Regiane Alves, JP Rufino, Pablo Sanábio, Pedroca Monteiro, Flávia Reis, Ivan Espeche, Jandira Martini, José Rubens Chachá, Thiaguinho, Felipe Bronze.