Crítica | Caça-Fantasmas – Mais Além (Ghostbusters: Afterlife) [2021]

Nota do filme:

Ninguém melhor do que Jason Reitman, o filho de Ivan Reitman (diretor de Caça-Fantasmas e Caça-Fantasmas II), para dirigir a atual sequência Caça-Fantasmas: Mais Além. O cineasta conta com um belo currículo, provando sua competência em filmes como Obrigado por Fumar, Juno e Amor Sem Escalas. E acerta mais uma vez com este longa. O filme consegue resgatar a atmosfera dos primeiros lançados nos anos 1980, sem perder o frescor da nova geração e criando uma identidade própria.

A película já começa com uma cena de ação, com um carro em alta velocidade sendo perseguido por uma criatura assombrosa e a trilha marca a tensão, ajudando o espectador a entrar no clima. A história segue uma mãe, Callie (Carrie Coon), solteira e com sérios problemas financeiros, que ao tomar conhecimento de uma casa deixada de herança resolve se mudar com seus filhos, Trevor (Finn Wolfhard) e Phoebe (Mckenna Grace), para o local, em uma pequena cidade do interior chamada Summerville, em Oklahoma.

Ao chegar na nova casa, ainda sem saber ao certo o que vai acontecer, as crianças acabam descobrindo uma conexão entre eles e os Caça-Fantasmas originais e o que o avô deles, um dos integrantes do grupo, deixou para trás como legado para a família. Não tarda até que eventos sobrenaturais passem a acontecer. A começar por uma série de terremotos inexplicáveis que logo intrigam a pequena Phoebe.

A menina faz amizade com Podcast (Logan Kim), um aluno de sua sala que sabe tudo a respeito da cidade. Ele atua como alívio cômico e é uma bela surpresa, cumprindo bem essa função. Paul Rudd é Gary Grooberson, professor de verão das crianças e faz o tipo adulto-infantil-irresponsável que conquista os espectadores com facilidade, mas compõe um personagem caricato, que também serve como interesse romântico da mãe dos meninos.

Apesar da pouca idade Mckenna Grace já conta com uma vasta participação em filmes e séries. Sua atuação é eficaz e ela se destaca como uma jovem menina curiosa, inteligente e destemida. Além de esbanjar carisma e simpatia fazendo par com Podcast, ela forma uma ótima dupla com o professor Gary nas poucas cenas em que aparecem juntos. Todavia, sua personagem tem um nível de inteligência muito acima dos outros e consegue desvendar mistérios rápido o suficiente para não ser tão plausível.

Como não podia faltar, há muitas referências aos dois filmes anteriores, com a nostalgia estampada na tela, seja nos efeitos visuais, trajes e até falas, que trazem o saudosismo esperado. No entanto, nos momentos mais marcantes para o público que aprecia a franquia, a trilha deixa a desejar. Pareceu faltar uma vibração maior nas cenas de alusão aos primeiros longas dos anos 80. Todavia, de um modo geral, as canções são acertadas e provocam o estímulo que a cena exige para causar sensações no público.

A nova sequência desconsidera o remake Caça-Fantasmas de 2016, com o elenco protagonizado por mulheres. Sendo decorrência direta do Caça-Fantasmas 2, não deixa de mencionar os eventos ocorridos há quase 40 anos, mas faz tanto tempo que a população parece viver como se nada tivesse acontecido e apesar de serem vistos como heróis naquela década, cada um dos caça-fantasmas seguiu seu destino à parte de quem eram.

A obra é uma bela homenagem a Harold Ramis (Egon Spengler), um dos caça-fantamas da década de 80, que faleceu em 2014. Com um bom roteiro, a simpatia e o carisma do elenco, a nova aventura promete divertir os fãs da franquia e conquistar novos que não a conhecem. Mas é bom frisar a importância de ver/rever os dois anteriores para uma maior imersão na história. As cenas pós-créditos são dotadas de referências, sendo compulsório conhecer os originais para uma experiência mais completa.

Caça-Fantasmas: Mais Além estreia em 18 de novembro somente nos cinemas. Possui duas cenas pós créditos.

Direção: Jason Reitman | Roteiro: Gil Kenan, Jason Reitman | Ano: 2021 | Duração: 124 minutos | Elenco: Mckenna Grace, Finn Wolfhard, Carrie Coon, Paul Rudd, Logan Kim, Celeste O’Connor, Bill Murray, Dan Akroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Annie Potts, Bob Gunton, J. K. Simmons, Shawn Seward, Sydney Mae Diaz, Bokeem Woodbine, Hannan Duke.