Crítica | Chet Baker: A Lenda do Jazz (Born To Be Blue) [2015]

Ethan Hawke entrega uma performance intensa e comprometida como o trompetista Chet Baker no estranho e errático Born To Be Blue, escrito e dirigido por Robert Budreau como uma improvisação de forma livre sobre o filme biográfico sem indicação de fim. Preso em uma narrativa fantasiosa, Hawke ganha a humanidade em seu personagem, que foi pioneiro no estilo West Coast Swing, conquista impressionante, embora isolada, que pode atingir um pódio único na história da música americana.

Em Born To Be Blue, o roteirista e diretor canadense Robert Budreau reinventa um período crucial na vida de Baker: do meio até o final dos anos 1960, quando ele estava lutando contra o vício em heroína e uma carreira paralisada. Graças à música atemporal de Baker, além de fortes atuações de Ethan Hawke e sua co-estrela britânica, Carmen Ejogo (Jane / Elaine), o referencial do cinema biográfico ao mundo do jazz é transmitido em uma obra forte, resumida e tão crua quanto a vida do artista.

Depois de abandonar sua estrutura de ”filme-dentro-do-filme”, Born To Be Blue logo se instala em um módulo decepcionantemente convencional. O roteiro de Budreau nunca tem medo de ser óbvio, com suas linhas explicativas desajeitadas e pontos de conflito planejados: Baker versus Jane, Baker versus seu pai sem sentido antagônico (Stephen McHattie), Baker contra seu rival reservadamente gelado Miles Davis (Kedar Brown), e assim até o seu fim. O drama requer compressão e simplificação, é claro, mas esses dispositivos de estoque simplesmente pesam na tela e para o espectador como preguiçosos e sem vida ou transparência.

Em termos visuais, Hawke e Ejogo são extremamente limitadas ao calor e à saúde. Mas o filme pode ser um pouco chato e televisivo: apagando demais, brilhante demais, perfeito demais, perigosamente tentado ao Mad Men também. Ainda assim, a trilha sonora é persistentemente boa, com o melancólico trompete de Baker serpenteando ao longo da ação como uma brisa perfumada através de uma praia solitária ao pôr do sol. Esta mesma melodia atravessa a história de Baker ora rasgando, ora costurando com a mesma sutileza.

Muitos compram o convidativo de Born To Be Blue como uma peça de retrato de forma livre, intensificada pelo desempenho intenso de Hawke. É difícil se conectar ao filme de outra forma, ou à situação difícil de um personagem composto como o de Carmen Ejogo. Aproximando-se de efeitos baratos nos diálogos,  personagens da indústria musical apresentam frases como: “Eu tenho trabalhado com músicos drogados há 20 anos e nunca vi ninguém trabalhar tão duro!“. Isso se repete no filme poucas, mas memoráveis vezes, dando a ele o desnecessário recurso da reafirmação heroica barata.

Filmado na incomum proporção de 1,85:1, Born To Be Blue apresenta um design adorável de Aidan Leroux, que varia de estações de serviço de Oklahoma a interiores de Birdland e performances em estúdios de gravação que, juntamente com a trilha sonora vibrante e os vocais de Hawke, fazem do filme de Budreau um evento memorável, se não for bem uma história para a qual o espectador dá as mãos e se perde para aonde ela lhe levará.