Crítica | A Família Addams 2: Pé na Estrada (The Addams Family 2) [2021]

Nota do Filme:

Com cores fortes e exuberantes e uma ótima iluminação, A Família Addams 2: Pé na Estrada acerta no visual, mas traz uma história fraca e desnatura os personagens mais uma vez. A família gótica de integrantes excêntricos e carismáticos foi criada pelo cartunista norte-americano Charles Addams em 1938 e conta com uma série nos anos 60, dois filmes no início da década de 90 e, recentemente, as animações: de 2019 e sua sequência, aqui tratada.

Tanto a primeira animação – A Família Addams (2019) – quanto a atual são dirigidas pela dupla Conrad Vernon e Greg Tiernan. A anterior foca em Wandinha (Chloë Grace Moretz), que está tentando se encontrar ao se sentir deslocada do resto da família. Nesta segunda animação, a fórmula se repete e Wandinha, mais uma vez, é a protagonista e sente-se da mesma forma, no que tenta se isolar. É quando Gomez (Oscar Isaac) tem a ideia de promover uma viagem com todos os integrantes para se reaproximar da filha.

O longa segue o gênero road movie com os Addams percorrendo os EUA e encontrando novos personagens pelo caminho. Eles seguem uma viagem de férias nos minutos iniciais e são imediatamente perseguidos por um personagem que dá indícios de ser o vilão da história. Mas, ele não oferece risco real à família, por isso é estranho ver Mortícia (Charlize Theron) e Gomez com medo e fugindo desse personagem, parecendo mais condizente com a obra se eles o enfrentassem ou fossem indiferentes a ele.

Gomez perde um pouco o charme visto nas obras em live action para se tornar patético, com atitudes bobas. Mesmo sendo voltado para um público infantil não é válido descaracterizar o tom do personagem. Wandinha continua sendo a protagonista, tal como na primeira animação. Ela tem as melhores frases e é a responsável pelo humor mais adulto. Contudo, as piadas mais inteligentes são escassas e as infantis são sutis, precisa de atenção para enxergar a graça. O roteiro é raso e não parece atraente para o espectador adulto ou infantil.

Conta com alguns easter eggs inseridos de forma criativa de clássicos do terror, que são divertidos de encontrar. A sequência no bar com os motoqueiros é inesperada e rende a melhor cena. E não se pode deixar de mencionar a direção de arte, que é extremamente caprichada, o filme tem um visual exuberante, é muito rico em detalhes e, talvez, essa seja a sua maior qualidade, apesar de a aparência animada e colorida contrastar com o lado sombrio característico da família Addams. Para o público que gostou do anterior este não deve decepcionar, para quem esperava mais, vai continuar esperando.

A Família Addams 2: Pé na Estrada estreia em 28 de outubro nos cinemas.

Direção: Greg Tiernan Conrad Vernon | Roteiro: Ben Queen, Susanna Fogel, Dan Hernandez, Benji Samit | Ano: 2021 | Duração: 93 minutos | Elenco: Oscar Isaac, Charlize Theron, Chloë Grace Moretz, Nick Kroll, Javon “Wanna” Walton, Wallace Shawn, Snoop Dog, Bette Midler.