Nota do Filme:
Com cores fortes e exuberantes e uma ótima iluminação, A Família Addams 2: Pé na Estrada acerta no visual, mas traz uma história fraca e desnatura os personagens mais uma vez. A família gótica de integrantes excêntricos e carismáticos foi criada pelo cartunista norte-americano Charles Addams em 1938 e conta com uma série nos anos 60, dois filmes no início da década de 90 e, recentemente, as animações: de 2019 e sua sequência, aqui tratada.
Tanto a primeira animação – A Família Addams (2019) – quanto a atual são dirigidas pela dupla Conrad Vernon e Greg Tiernan. A anterior foca em Wandinha (Chloë Grace Moretz), que está tentando se encontrar ao se sentir deslocada do resto da família. Nesta segunda animação, a fórmula se repete e Wandinha, mais uma vez, é a protagonista e sente-se da mesma forma, no que tenta se isolar. É quando Gomez (Oscar Isaac) tem a ideia de promover uma viagem com todos os integrantes para se reaproximar da filha.
O longa segue o gênero road movie com os Addams percorrendo os EUA e encontrando novos personagens pelo caminho. Eles seguem uma viagem de férias nos minutos iniciais e são imediatamente perseguidos por um personagem que dá indícios de ser o vilão da história. Mas, ele não oferece risco real à família, por isso é estranho ver Mortícia (Charlize Theron) e Gomez com medo e fugindo desse personagem, parecendo mais condizente com a obra se eles o enfrentassem ou fossem indiferentes a ele.
Gomez perde um pouco o charme visto nas obras em live action para se tornar patético, com atitudes bobas. Mesmo sendo voltado para um público infantil não é válido descaracterizar o tom do personagem. Wandinha continua sendo a protagonista, tal como na primeira animação. Ela tem as melhores frases e é a responsável pelo humor mais adulto. Contudo, as piadas mais inteligentes são escassas e as infantis são sutis, precisa de atenção para enxergar a graça. O roteiro é raso e não parece atraente para o espectador adulto ou infantil.
Conta com alguns easter eggs inseridos de forma criativa de clássicos do terror, que são divertidos de encontrar. A sequência no bar com os motoqueiros é inesperada e rende a melhor cena. E não se pode deixar de mencionar a direção de arte, que é extremamente caprichada, o filme tem um visual exuberante, é muito rico em detalhes e, talvez, essa seja a sua maior qualidade, apesar de a aparência animada e colorida contrastar com o lado sombrio característico da família Addams. Para o público que gostou do anterior este não deve decepcionar, para quem esperava mais, vai continuar esperando.
A Família Addams 2: Pé na Estrada estreia em 28 de outubro nos cinemas.
Direção: Greg Tiernan Conrad Vernon | Roteiro: Ben Queen, Susanna Fogel, Dan Hernandez, Benji Samit | Ano: 2021 | Duração: 93 minutos | Elenco: Oscar Isaac, Charlize Theron, Chloë Grace Moretz, Nick Kroll, Javon “Wanna” Walton, Wallace Shawn, Snoop Dog, Bette Midler.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).