Cena deletada de Homem de Ferro citava X-Men e Homem-Aranha

Embora hoje o futuro do Homem-Aranha e dos X-Men seja incerto no Universo Cinematográfico da Marvel, uma declaração de Kevin Feige durante o 45º Saturn Awards deu a entender que desde o início havia planos para inseri-los na franquia. Segundo a revista Entertainment Weekly, o presidente da Marvel Studios teria revelado a existência de uma cena pós-créditos de Homem de Ferro, primeiro filme do MCU, na qual Nick Fury (Samuel L. Jackson) fazia referência a estes personagens. Sem citar nomes, Fury falava sobre “mordidas de insetos radioativos e mutantes diversos” na cena deletada. 

Antes de exibir o vídeo, Feige disse que estava “tirando do cofre” algumas coisas que pensava que nunca mostraria a ninguém. Onze anos atrás, no lançamento do primeiro filme de Tony Stark, o estúdio ainda não possuía os direitos sobre os personagens, e portanto seria arriscado falar sobre eles. Contudo, como implicam os pós-créditos recém revelados, a Marvel já se dispunha a empenhar esforços para ter permissão de incorporá-los à narrativa.

O provável motivo do engavetamento da cena é burocrático. Mesmo hoje, após tantos conflitos judiciais, o Homem-Aranha acaba de abandonar a franquia e os mutantes ainda não foram inseridos. Por isso, incluí-la em 2008 seria prometer o que talvez não pudesse ser cumprido. 

Esse e muitos outros materiais inéditos devem ser inseridos como bônus no box da Saga do Infinito, que foi finalmente confirmado por Feige. O anúncio vinha sendo esperado pelos fãs desde Vingadores — Ultimato. O lançamento incluirá 23 filmes e deve acontecer ainda este ano.