Cannes 2017: Sofia Coppola, Michael Haneke e Noah Baumbach disputam a Palma de Ouro

Em conferência de imprensa nesta quinta-feira (13), o presidente do festival, Pierre Lescure, e o diretor Thierry Frémaux anunciaram 49 filmes de 29 países, incluindo obras de 12 novos diretores na industria, entre 1.930 inscritos. O festival abrirá com Ismael’s Ghosts, do diretor francês Arnaud Desplechin, estrelando Charlotte Gainsbourg e Marion Cotillard.

Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg em Ismael’s Ghosts

Este ano o Festival de Cinema de Cannes completa 70 anos e, em sua edição de aniversário, os destaques são o novo trabalho de Sofia Coppola – remake de O Enganado de 1971 – O Estranho Que Nós AmamosNoah Baumbach com a dramédia que reúne Adam Sandler, Ben Stiller e Dustin Hoffman em The Meyerowitz Stories, Michael Haneke com Happy End estrelado por Isabelle Huppert, e Todd Haynes com Wonderstruck.

O estranho que nós amamos de Sofia Coppola

Loveless – o drama de um casal em crise – de Andrey Zvyagintsev, Hong Sangsoo com dois filmes, The Day After e Claire’s Camera, também estrelado por Isabelle Huppert estarão na conceituada vitrine de cinema de Cannes.
O diretor grego Yorgos Lanthimos lançará no festival o filme The Killing of a Deer Sacred, que conta com Nicole Kidman e Colin Farrel no elenco, e o sul-coreano Bong Joon-ho traz Okja estrelado por Jake Gyllenhaal e Tilda Swinton.

Entre as surpresas estão dois projetos de televisão, o revival de Twin Peaks de David Lynch, a segunda temporada de Top of the Lake de Jane Campion, e o trabalho de realidade virtual do diretor mexicano, Alejandro G. Iñárritu o curta Carne y arena.

Kyle MacLachlan no revival de Twin Peaks

Sobre a ausência de séries originais dos serviços de streaming como Netflix e Amazon, Thierry Frémaux disse “Após uma longa discussão com Pierre Lescure [e a equipe, chegamos à conclusão de que] o festival de Cannes é um laboratório. Não vamos começar a debater aqui o fato de que mesmo as séries, a menos que seja comprovado o contrário, estão usando a arte clássica do cinema e da narração cinematográfica (…) O caso é que essas duas séries são de Jane Campion e David Lynch. Eles são cineastas e amigos do Festival de Cinema de Cannes, por isso estamos exibindo seu trabalho.”

O Brasil terá 19 jurados nesta edição. Mário D’Andrea e PJ Pereira irão presidir o júri, Nizan Guanaes faz parte da comissão julgadora de Titanium – considerada a categoria mais importante do festival -, os demais representantes são Sérgio Gordilho, Mário Narita, Moacyr Netto, Roberto Coelho, Erh Ray, Marcelo Páscoa, Andréa Alvares, Diego Freitas, Miriam Shirley, Rafael Pitanguy, Bruno Prósperi, Gabriel Araújo, Cláudio Lima, Célio Ashcar Júnior, Ricardo Dias e Fernando Machado.
O curta brasileiro Vazio Do Lado De Fora, de Eduardo Brandão Pinto vai participar do festival deste ano.

Lista de filmes que disputam a Palma de Ouro em Cannes:

– “Loveless”, de Andrey Zvyagintsev

– “Good Time”, de Benny Safdie e Josh Safdie

– “You were never really Here”, de Lynne Ramsay

– “L’Amant double”, de François Ozon

– “Jupiter’s Moon”, de Kornél Mandruczo

– “A gentle creature”, de Sergei Loznitsa

– “The Killing of a sacred deer”, de Yorgos Lanthimos

– “Radiance”, de Naomi Kawase

– “Le jour d’après”, de Hong Sangsoo

– “Le Redoutable”, de Michel Hazanavicius

– “Wonderstruck”, de Todd Haynes

– “Happy end”, de Michael Haneke

– “Rodin”, de Jacques Doillon

– “O estranho que nós amamos”, da americana Sofia Coppola

– “120 battements par minute”, de Robin Campillo

– “Okja”, de Bong Joon-Ho

– “In the Fade”, de Fatih Akin

– “The Meyerowitz stories”, de Noah Baumbach