13th Reasons Why vale uma renovação?

 

13th Reasons Why é um dos maiores sucessos da Netflix em 2017 até o momento. Baseada num best-seller de mesmo nome, a série se provou como uma grande surpresa para todos, inclusive para esse que vos escreve, tratando de assuntos recorrentes na adolescência que podem culminar no destino da protagonista: o suicídio.

Depois de todo esse boom que a série teve nas redes sociais, era questão de tempo até que começasse o debate sobre uma nova temporada, o que foi confirmado nesse domingo.

Apesar do final da série ter dado uma margem pra continuar uma narrativa, talvez uma nova temporada seja bastante equivocada. Poderia ser realizado um filme, um especial igual Gilmore Girls, ou até mesmo uma temporada com menos episódios (sim, serão treze episódios nesse novo ciclo).

Confesso que gostaria de ver também um epílogo da história, o próprio autor do livro disse que gostaria de ver uma continuação, mas sem sua participação. Contudo, análise a situação: a série tem esse nome devido às fitas da protagonista, se houver uma nova temporada que fuja dessa linha, o nome da série se perde e não faz mas sentido. Além disso, não há mais espaço pra Hanna Baker, pelo menos não como fio condutor da história, e seu aparecimento em flashbacks pode acabar se tornando forçado apenas para fazer fanservice.

Ainda sim, talvez um alongamento da narrativa por mais 13 horas seja extenso demais, fazendo com que fuja da mensagem que a primeira temporada e o livro nos deixam, de repensar nossas atitudes, de ouvir o grito silencioso de socorro de algumas pessoas, da brincadeira mais inocente se tornar um fator numa linha de fatos, da omissão e da normalidade que alguns tratam essas brincadeiras. Pode ser que acabe com essa linha de interpretação da série e caia numa linha maçante, clichê e desconexa.

Logicamente que todos querem saber o que acontecerá com as fitas, o que o Tyler vai fazer com a maleta de armas, Alex tentou suicidio ou sofreu uma tentativa de assassinato? Bryce será condenados por seus atos cruéis?
O que será do Clay depois disso tudo? Além de saber o que será feito com a Jessica, Justin, os pais da Hannah e o orientador da escola. Tem conteúdo para uma sequência, mas para treze episódios? O cheiro de flop está forte. Mas afinal, o que é minha opinião perto de uma série com orçamento milionário?