Realizado e escrito por Makoto Shinkai (O Jardim das Palavras, 2013), Your Name ( Seu Nome, em tradução livre), foi a animação de maior bilheteria do Japão no ano passado, alcançando cerca de US$ 328 milhões, sem estrear nos Estados Unidos.
A sinopse do filme nos traz Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi), uma jovem que deseja deixar seu pequeno vilarejo no interior do Japão para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), é um garoto que estuda e trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, mas deseja se tornar arquiteto. Quando um cometa atravessa o céu do Japão, eles misteriosamente passam a sonhar um com a vida do outro, e se unem para entender o que está se passando.
O filme segue a tendência das produções japonesas e é embalado por muitas notas de piano, que dão o tom melancólico característico do diretor. Mas a grande sacada, é que ele não fica só nisso, e consegue tornar a história mais atraente para o público jovem criando uma identificação através dos recursos narrativos que usa, como por exemplo, fazendo a inserção de uma trilha sonora feita por uma banda pop – a Radwimps-, e a constante menção às tecnologias digitais.
O roteiro, mescla ficção cientifica e romance e drama, de maneira as vezes, inesperada. E apesar de se mostrar as vezes confuso, se revela bem mais denso do que aparenta, mostrando camadas mais interessantes dos personagens e do próprio enredo, e dando reviravoltas oportunamente boas, que se desdobram ao longo da trama. O romance do casal protagonista é muito bem trabalhado, assim como os dramas particulares de cada um deles.
No quesito técnico, a animação produzida pelo estúdio CoMix Wave Films e distribuída pela Tōhō, mostra ótima qualidade. Os traços seguem o padrão atual das animações japonesas, e as paisagens do filme, bem como o próprio desenho dos personagens, contribuem para gerar um produto visualmente muito bonito.