“É no curta-metragem que a narrativa inovadora nasce. Com a internet, a qualidade e a diversidade de novas vozes estão explodindo, e ainda assim está mais difícil do que nunca para cineastas emergentes alcançarem um público maior e entrarem na indústria. Nós somos a plataforma para uma nova geração de cineastas compartilharem suas histórias em um palco maior.”
É com essas palavras que o Short of the Week se apresenta em seu “about”, que reúne mais de 2000 curta-metragens dos mais variados gêneros, estilos e lugares. O projeto foi criado em 2007 por Andrew Allen e Jason Sondi, com a proposta de encontrar e divulgar o trabalho de novos realizadores ao redor do mundo. No início – como o nome indica – era lançada uma novidade por semana, mas, com o passar do tempo e o surgimento de novos cineastas, a produtividade foi aumentando e hoje o site é atualizado quase que diariamente. O resultado não poderia ter sido mais satisfatório; trata-se de um verdadeiro paraíso quanto se trata do assunto.
Talvez a parte mais bacana do site seja a página Channels, que organiza os filmes disponíveis por gênero (tem ação, comédia e drama, mas também tem paródia, poema e sátira); tópico (família, esperança, identidade…) e estilo (incluindo vídeos interativos). Além disso, as obras também estão dividas em coleções, como filmes que participaram de Oscar, Cannes e BAFTA, ou então trabalhos que foram realizados por financiamento coletivo.
E, claro, há a divisão por países, o que torna tudo ainda mais impressionante, pois o projeto contém curtas de mais de cinquenta nacionalidades diferentes. A maioria está concentrada em Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Canadá, mas lá você também irá encontrar filmes de Botsuana, Chipre, Estônia, Guatemala, Mauritânia e Trinidad e Tobago. O Brasil, como não poderia deixar de ser, está presente. Atualmente, encontram-se disponíveis sete produções nacionais: Dark Noir, Edifício Tatuapé Mahal, Guaxuma, Handmade, O Código Tarantino, The Collector e The Master’s Voice: Caveirão.
Tomando cuidado para simplesmente não jogar os vídeos de maneira aleatória e sem maiores detalhes, o site inclui uma resenha que acompanha cada obra, comentando-a e trazendo mais informações, atestando uma curadoria impecável.
O SotW ainda conta com um espaço para cineastas enviarem seus trabalhos, ou seja, se você está em início de carreira, possui um projeto e gostaria que ele tivesse maior visibilidade, talvez valha a pena tentar dar uma chance. Leia as regras e normas e boa sorte!
Então é isso, acesse a página e mergulhe de cabeça nesse maravilhoso universo que está à sua espera.
Historiador que acredita que a vida fica mais fácil quando vamos ao cinema.
https://letterboxd.com/vsimoes/