Sete animações da Disney com personagens femininas empoderadas

Não é surpresa para ninguém que de uns tempos pra cá, a Disney esteja mudando o propósito das suas “princesas” para algo muito além da busca pelo amor romântico, como foi por muito tempo comumente feito.

As ideias que se passam através das animações, e principalmente, a construção das personagens femininas de filmes de animação têm um valor muito grande na formação social das meninas, uma vez que sevem de exemplo para milhares de crianças em todo mundo.  Hoje em dia, acompanhando as discussões da vida real, elas caminham para consolidar a mensagem de que mulheres são exatamente iguais aos homens em quesito de capacidades, e que devem ser em aspecto de reconhecimento.

Por isso, caso não assistiu, e não mostrou para todas as crianças que você puder cada uma dessas animações, por favor, o faça!

 

Moana

Moana é a nossa rainha porque ela explora a mensagem de que não só ela é capaz de liderar sua aldeia, como é capaz de IR ALÉM, ir para lugares desconhecidos aonde ninguém se arriscou a ir antes e traçar o seu próprio caminho em busca de si mesma e de seus objetivos. No filme, nem sequer se cogita a possibilidade de ela ter um “príncipe” (ela pode vir a ter, mas antes disso precisa descobrir e escolher o que quer para seu destino), afinal de contas,  o que está em jogo é a saga dela  É realmente inspirador ver a Moana em cena.

Valente

Merida assim como Moana quebra vários padrões. Para começar, ela está bem distante da concepção de beleza assumida pelas princesas da Disney usualmente. Ela compete pela sua própria mão, ou seja, pelo direito de escolher COM QUEM ela vai se casar e SE ela algum dia irá. Com isso, ela inspira o amor por si mesma e a confiança de que MULHERES SÃO IGUAIS aos homens.

Frozen

Diferente do amor romântico visto na maioria dos filmes, Elsa e Anna fazem uma importante revolução no Universo de Princesas, já que a forma de amor mais forte demonstrada é o amor da família, no caso entre as duas irmãs. Como não bastasse, as duas saem em uma jornada sozinhas, Elsa, em busca de viver QUEM ELA É com liberdade.

Pocahontas

Está no seleto grupo das princesas que que ESCOLHEM O SEU DESTINO. Lançado em 1995, o filme nos mostra uma protagonista que é uma líder nata, corajosa e autoconfiante. Ao contrário de “ ser salva pelo príncipe”, ela o salva.

Mulan

Não basta salvar a China, tem que QUABRAR OS PADRÕES DE GÊNERO também. A animação lançada em 1998 prova que a mulher merece a mesma honra, respeito e valorização normalmente atribuídos aos homens.

A Princesa e o Sapo

Diana já tem um papel importante por ser considerada a primeira princesa negra da Disney. Mas muito mais que isso, ela é uma mulher INDEPENDENTE que trabalha incansavelmente para realizar seu sonho.

Alladin (mais precisamente, a Jasmine)

O filme foi lançado em 1992, e Sim, apesar do título, o filme traz a Jasmine como uma das primeiras referências de princesas da Disney que lutam contra o que lhes foi imposto simplesmente por discordarem daquilo. Ela não aceita o casamento imposto pelo pai e não se casa até que seja COM QUEM ELA QUER.