Robert Downey Jr. responde à crítica de Martin Scorsese sobre a Marvel

Durante uma participação no programa de rádio The Howard Stern Show, Robert Downey Jr. mencionou a opinião de Martin Scorsese de que os filmes da Marvel não são cinema. Ele estava falando sobre o sucesso da franquia e trouxe o assunto à tona: “eu não esperava que [a franquia] se tornasse algo tão grande como é, e, de acordo com Scorsese, não é cinema, preciso dar uma olhada nisso”.

Em seguida, o apresentador pergunta “mas é cinema, não é?”, ao que Robert responde “bom, passa nos cinemas”. “Então por que ele disse isso?”, continua Stern, e RDJ diz que respeita a opinião do diretor e que é importante ouvir todas as perspectivas. Perguntado se considerou a afirmação de Scorsese como um insulto, o ator de Homem de Ferro responde “olhe, é como dizer que seu programa não é rádio, não faz sentido”. Stern continua o assunto e questiona se o diretor não estaria com ciúme do sucesso da Marvel. “Claro que não, ele é o Scorsese”, responde Robert.

“O que ele quis dizer com isso?”, pergunta Howard em seguida. “É a opinião dele. Ele acredita que filmes como os da Marvel denegriram a arte do cinema, mas eu sou feliz por ter feito parte desse ‘problema’, se é que pode ser chamado assim. Quando você entra como uma fera e elimina a concorrência de forma demonstrativa, é fenomenal”.

Recentemente, Samuel L. Jackson, que interpreta Nick Fury no MCU, também comentou o assunto. “Nem todo mundo gosta dos filmes dele [Scorsese] também. Eu gosto, mas muitos descendentes de italianos acham errada a forma como ele os retrata. Todo mundo tem uma opinião, e está tudo bem. Isso não vai impedir ninguém de continuar fazendo filmes”.