Quem não se lembra do clássico filme de 1984 onde, inicialmente, 3 amigos começam a caçar fantasmas por Nova Iorque e depois o quarteto salva a cidade de um quase apocalipse? Pois é, e baseado nesse filme foi lançado uma nova versão, mas dessa vez o quarteto é formado por 4 mulheres.
Essa nova versão vem recebendo várias críticas pela escolha do elenco e que Ghostbusters ou a “profissão” de caçar fantasmas são coisas de homem, como se fosse uma ofensa mudar o sexo do quarteto original e, infelizmente, as críticas acabaram indo além. A atriz Leslie Jones sofreu duras ofensas na internet e acabou abandonando o Twitter.
O novo filme, além das referências a versão original, também traz junto com ele uma grande questão que vai além de um simples remake. O papel da mulher vem mudando no cinema e é isso que essa versão mostra se utilizando de muito humor, já que três das principais protagonistas já fizeram parte do programa humorístico Saturday Night Live.
Mas ainda assim, será que precisava mesmo de um novo filme com mulheres sendo protagonistas? Sim! Nós precisamos de filmes com mulheres fazendo o mesmo papel de um homem e mostrando que é sim possível uma mulher ser heroína (Mulher Maravilha está ai pra provar isso). Entre 2007 e 2014, as mulheres tiveram papéis significativos em apenas 30% dos filmes, segundo o The New York Times.
Na estréia do filme, em Los Angeles, a seguinte foto viralizou.
Por isso precisamos de mais mulheres no papel principal, para essas garotinhas acreditarem que sim, elas podem caçar fantasmas também e que não existe essa coisa de filme de menino e menina.
Editora da página e autora da coluna Cinematologia Indica.
De Disney até Tarantino. De Friends até Orange Is the New Black. Uma pessoa que adora explorar cada cantinho da Netflix. Basicamente uma vida created by Shonda Rhimes.