Sem dúvida alguma, a rotina de quem vive em uma prisão está longe de ser fácil. Mas os dias insalubres e repletos de riscos constantes não atingem somente quem está por trás das grades. E é justamente sobre o cotidiano de quem está do outro lado, os agentes penitenciários, que se debruça o novo filme nacional, “Carcereiros”, inspirado no livro homônimo de Drauzio Varella.
Derivado também da série de mesmo nome, produzida pela Globo em 2016 e disponível na Globoplay, o longa retoma a vida do carcereiro Adriano, papel novamente interpretado por Rodrigo Lombardi. A trama mostra seus dilemas e dificuldades, enquanto precisa conciliar o trabalho na Penitenciária Filinto Prates e sua vida pessoal.
Além disso, e para piorar, o presídio vive dias de tensão e perigo, pois duas facções rivais entram em conflito. Enquanto isso, os carcereiros também lidam com a chegada inesperada do terrorista internacional Abdel, interpretado pelo ator sírio Kaysar Dadour. Dadour se tornou conhecido pela participação no Big Brother Brasil em 2018 e atualmente trabalha na novela “Órfãos da Terra”. Confira o trailer oficial de “Carcereiros – O Filme”:
Assim como na série, a direção foi feita por José Eduardo Belmonte, também responsável por “Alemão” (2014). Já o roteiro é obra conjunta de Marçal Aquino, Fernando Bonassi, Marcelo Starobinas e Dennison Ramalho.
A história coloca em xeque o penitenciário Adriano, que se vê diante da enrascada de controlar um presídio, lidando, ao mesmo tempo, com rebeliões prisionais e questões familiares. No decorrer de uma noite na prisão, o personagem condensa em sua vivência uma breve parcela da realidade vivida diariamente por carcereiros do Brasil.
O filme chega aos cinemas no dia 28 de novembro. No elenco, também se destacam Jackson Antunes, Dan Stulbach, Tony Tornado, Milton Gonçalves, Rafael Portugal, Rainer Cadete e Ivan de Almeida.