De acordo com o The Hollywood Reporter, o co-fundador da Pixar, John Lasseter (diretor de Toy Story, Vida de Inseto e Carros), que é o principal diretor criativo do estúdio Pixar, Walt Disney Animation Studios e DisneyToon Studios, será afastado da empresa por 6 meses devido a novas alegações de assédio sexual e má conduta. A notícia chega à tona no momento do lançamento da animação Viva – A Vida é uma Festa.
O artigo relata que o incidente envolveu a atriz e escritora Rashida Jones (Parks and Recreation), que estava escrevendo o roteiro para o próximo Toy Story 4 com seu colega Will McCormack. Ela supostamente deixou o projeto no início, depois que Lasseter tentou se insinuar para ela de maneira rude e desconfortável, embora ela e McCormack ainda sejam creditados como escritores na sequência.
O comportamento impróprio de Lasseter também foi relatado por funcionários da empresa “agarrando, beijando, fazendo comentários sobre o nosso físico” e relatos de que o diretor ficava totalmente alcoolizado durante o trabalho.
Um porta-voz da Disney (via Los Angeles Times) fez a seguinte declaração: “Estamos empenhados em manter um ambiente em que todos os funcionários sejam respeitados e capacitados para fazer o melhor trabalho possível. Agradecemos a franqueza de John e sincera desculpa e apoiamos plenamente o seu período sabático “.
Aqui está o memorando completo de Lasseter para os funcionários:
Eu sempre quis que nossos estúdios de animação fossem lugares onde os criadores pudessem explorar sua visão com o apoio e a colaboração de outros animadores talentosos e contadores de histórias. Esse tipo de cultura criativa exige vigilância constante. É construído sobre a confiança e o respeito, e torna-se frágil se algum membro da equipe não se sentir valorizado. Como líder, é minha responsabilidade garantir que isso não aconteça; e agora acredito que tenho ficado aquém a esse respeito.
Eu tive recentemente uma série de conversas difíceis que foram muito dolorosas para mim. Nunca é fácil enfrentar seus erros, mas é a única maneira de aprender com eles. Como resultado, tenho pensado muito no líder que estou hoje em comparação com o mentor, defensor e campeão que quero ser. Foi trazido à minha atenção que eu fiz alguns de vocês se sentirem desrespeitados ou desconfortáveis. Essa nunca foi minha intenção. Coletivamente, você quer dizer o mundo para mim, e eu me desculpo profundamente se eu os decepcionei Eu especialmente quero pedir desculpas a qualquer um que se sentiu desconfortável pelos meus gestos. Não importa quão benigna seja minha intenção, todos têm o direito de estabelecer seus próprios limites e fazer com que eles sejam respeitados.
Nas minhas conversas com a Disney, estamos unidos em nosso compromisso de sempre tratar as preocupações que tem com a seriedade que merecem e abordá-las de maneira apropriada. Também compartilhamos o desejo de reforçar a cultura vibrante e respeitosa que tem sido a base do sucesso dos nossos estúdios desde o início. E nós concordamos que o primeiro passo nessa direção é para mim levar algum tempo para refletir sobre como avançar a partir daqui. Tão difícil quanto eu me afastar de um emprego, eu sou tão apaixonado e uma equipe que presto no máximo respeito, não apenas como artistas, mas como pessoas, eu sei que é a melhor coisa para todos nós neste momento. Minha esperança é que um período sabático de seis meses me dê a oportunidade de começar a cuidar melhor de mim mesmo, recarregar e inspirar e, em última análise, retornar com a visão e a perspectiva que preciso ser o líder que você merece.
Estou imensamente orgulhoso desta equipe, e sei que você continuará a impressionar o mundo na minha ausência. Desejo a todos uma temporada de férias maravilhosa e ansioso para trabalhar novamente no próximo ano.
John.
Carioca da gema e Jornalista. Completamente apaixonado pela filmografia de David Lynch e Paul Thomas Anderson. Nas horas vagas, costumo assistir filmes da Criterion Collection ou da A24, além da vasculhar discografias de Indie Rock e Alternativo.