Nesta quinta-feira (2) a família do ator Peter Mayhew, conhecido por interpretar Chewbacca na trilogia original de “Star Wars”, anunciou sua morte no Twitter. Ele faleceu na ultima terça-feira em sua casa no norte do Texas.
“Ele lutou contra a sua condição em uma cadeira de rodas para ficar em pé e interpretar Chewbacca mais uma vez em ‘Star Wars: O despertar da Força.” diz um comunicado da família. “Ele colocava seu coração e alma no papel de Chewbacca e isso aparecia em cada frame dos filmes, desde sua corrida batendo os joelhos, ao atirar a besta de quadril, seus brilhantes olhos azuis, até cada movimento sutil de sua cabeça e boca. Mas, para ele, a família de ‘Star Wars’ significava muito mais que um papel em um filme.”
O ator britânico, com pouco mais de 2 metros de altura, foi encontrado pelo criador do universo “Star Wars” nos corredores do King’s College Hospital, onde trabalhava como atendente. Além de uma atuação não creditada no filme “Sinbad e o olho do tigre” (1977), Mayhew atuou em “Terror” (1978), “Yesterday Was a Lie” (2008) e o mais recente “Killer Ink” (2016), além de algumas participações especiais em séries de TV, como o musical “Glee” e “The Muppet Show”.
Ele interpretou o personagem Chewbacca de 1977 a 2015, se aposentando após “Star Wars: O Despertar da Força”.
Antes de passar a fantasia de Wookie para frente, Mayhew ainda ajudou na preparação de seu substituto, o finlandês Joonas Suotamo, ex-jogador de basquete da Penn State University.
Aos 74 anos, Peter Mayhew deixa sua mulher, Angie, e seus três filhos.
Criada a muita Sessão da Tarde e livros da Série Vaga-Lume.
Editora na página e no site.