O UNIVERSO DAS ANIMAÇÕES ADULTAS: VOCÊS JÁ ASSISTIRAM RICK AND MORTY?

A algum tempo venho acompanhando os diferentes tipos de animações adultas produzidas na televisão, desde o clássico Beavis and Butt-Head (1993) da MTV, a South Park (1997) da Comedy Central. Porém, para quem já está familiarizado, normalmente as animações adultas são carregadas de humor cheios de palavrões desnecessários, extrema violência, piadas de peido, sem nenhuma construção filosófica e/ou social e gerando somente a necessidade de um humor rasgado e de qualidade um tanto quanto questionável, que não vem ao caso citar agora. Todavia, atualmente, encontramos uma onda crescente de animações adultas sendo produzidas, estas em um perfil diferenciado de algumas animações adultas dos anos 90 e 2000. Podemos elencar Bojack Horseman, série original da Netflix, da qual não é tão somente uma animação adulta de comédia, mas sim arraigada de sentimentos filosóficos por trás de seus discursos trabalhando perspectivas nas temáticas do abuso de álcool, drogas, depressão, solidão, entre outras. Ugly Americans série que atualmente está na Comedy Central, onde conta os dramas vividos por Mark Lilli um assistente social do Departamento de Integração de Novos Cidadãos, do qual é incumbido de socializar seres de suas mais diferentes origens, onde passam a morar nos Estados Unidos da América. Desta podemos falar mais em uma próxima matéria, por agora gostaríamos de perguntar se vocês já assistiram à animação adulta Rick and Morty, e aí, já assistiram?

 

 

O Surrealismo em Rick and Morty
O Surrealismo em Rick and Morty

 

Rick and Morty é uma série da Adult Swim, criada por Justin Roiland e Dan Harmon no ano de 2013. Atualmente encontra-se com duas temporadas concluídas e uma terceira programada para 2017. A série é baseada num projeto independente de Justin Roiland chamado “The real animated adventures of doc and mharti”, este projeto era uma sátira ao clássico filme Back to the Future (1985). Porém, o que ficou deste projeto independente para a série da Adult Swim foi basicamente a ideia dos personagens principais. Como Bojack Horseman e Ugly Americans, Rick and Morty é para além de somente uma série de comédia. Apresentando roteiros bem construídos, e com narrativas dinâmicas a série traz consigo diversas referencias para compô-la, basicamente construída num perfil de series futurísticas fazendo sátiras a filmes como A Origem (2010), Matrix (1999), Star Trek (1966), Jurassic Park (1993), Guia do Mochileiro das Galáxias (1979) e claro Back to the Future (1985).

A construção do perfil dos personagens compõe algo bem particular, mas cabe a ressalva para os que nomeiam a série onde Rick é a personificação de um velho cientista, escroto, bêbado, pederasta, viciado em sexo com prostitutas, que é construído num Alter ego do qual o domina, menosprezando basicamente sua família. Ah, e detalhe, ele é um criminoso revolucionário intergalático e o cientista mais #$%* do universo. Morty é o neto do Rick, ele é um moleque burro do qual é usado e abusado pelo seu avô boa parte do seriado. Vive uma paixão não correspondida por uma garota de sua turma, Morty se mete em diversas complicações por causa de seu avô o que acaba sendo representado por conflitos familiares fatídicos na maioria dos episódios.

Como já falado a construção dos roteiros é algo que deve-se elogiar, são muitas referências que fortalecem as afirmações de outras dimensões, viagens interestelares e diversas teorias científicas. Não é à toa que Rick and Morty está atualmente com os inacreditáveis 9.3 no IMDb. A todo momento você vai se deparar com boas piadas, sátiras, e críticas muito inteligentes, a serie por ser em 2D mantém um padrão digno de qualidade, muito boa a arte, os planos de cena utilizados, e de um colorido beirando o surreal. A série encontra-se disponível na Netflix, recomendamos muito, e assim, a primeira temporada os episódios são bem independentes poucos são os que seguem uma continuidade em suas narrativas, mas na segunda temporada essa continuidade é mais visível. Rick and Morty possibilitara prender sua atenção pois a cada final de temporada algo surpreendente acontece para lhe deixar querendo ver a próxima. Enfim, a sugestão está lançada e desafio vocês a assistirem, se já assistiu comenta dizendo o que vocês esperam para os próximos episódios, diz qual o episódio mais surreal. Ah, uma última referência, na verdade uma homenagem ao seriado Doctor Who (1963), é a abertura de Rick and Morty onde está presta sua reverencia máxima a uma das maiores series de ficção científica já lançadas, fazendo jus a sua trilha sonora.

Abertura da Primeira temporada da Série.