Esses dias saiu o primeiro trailer do aguardado Dunkirk, de Christopher Nolan (Interstellar, Inception, Memento), produção sobre a Operação Dínamo que evacuou cerca de 340 mil soldados aliados da cidade francesa de Dunquerque até a cidade inglesa de Dover durante a Segunda Guerra Mundial. Tendo um elenco com diversos grandes nomes como Tom Hardy, Cillian Murphy, Mark Rylance e até o ex-vocalista do grupo One Direction, Harry Styles, o filme promete ser uma das maiores apostas para as premiações em 2017.
Só que antes dessa mega produção, de Interstellar e até mesmo a trilogia do Cavaleiro das Trevas, Nolan já demonstrava um imenso potencial em seus primeiros filmes, como é o caso de Memento. Sendo esse seu segundo filme, o que o alçou para o sucesso, todos acabaram se esquecendo do seu primeiro longa-metragem, Following.
“Um jovem escritor vive pelas ruas de Londres observando e escrevendo sobre estranhos transeuntes. Um dia, ele se depara com Cobb, um ladrão audacioso que o convence a invadir o apartamento de uma mulher. Intrigado cada vez mais pela história de Cobb, e sua vida repleta de adrenalina, Bill perde o controle sobre sua falta de envolvimento e torna-se parte da história.”
Com essa sinopse atrativa, surge no minimo uma curiosidade de ver o longa, e perceber que Nolan já mostrava talento desde esse filme. Dirigido, escrito, filmado e co-produzido por Christopher Nolan, Following é um filme que não pode-se deixar de conferir, sendo fã do diretor, fã de cinema independente, fã de filmes noir ou fã de enredos não-lineares.
Custando U$6.000, com alguns prêmios na bagagem, Following demorou um ano para ser filmado devido a disponibilidade do atores, que inclusive eram amigos do diretor, e diversas dificuldade com a filmagem devido a limitação do equipamento, Nolan mostra que não é preciso de muito para se fazer um ótimo filme.
Com apenas 69 minutos, não se torna um empecilho para ninguém assistir e perceber que há filmes excelentes do diretor, apesar de serem desconhecidos. Não desmerecendo o sucesso de The Prestige, Inception ou Memento, mas não pode-se esquecer ou ignorar Following, então que tal dar uma chance para essa pérola?
Apaixonado por cinema, amante das ciências humanas, apreciador de bebidas baratas, mergulhador de fossa existencial e dependente da melancolia humana.