A Netflix anunciou nesta segunda-feira (15/07) a retirada da cena de suicídio na primeira temporada da série 13 Reasons Why. A decisão aconteceu após dois anos que o programa foi lançado contendo uma cena em que a personagem Hannah Baker tira a própria vida, causando grande controvérsia entre profissionais de saúde mental.
Em comunicado oficial à CNN, o streaming afirmou: “Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada no final deste verão, estivemos atentos ao debate em andamento sobre o programa. Assim, a conselho de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, Médica Chefe da American Foundation for Suicide Prevention, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores editar a cena da primeira temporada em que Hannah tira a própria vida.”
A cena em questão foi alvo de críticas sob o argumento de expôr a risco jovens que lutam com problemas de saúde mental. A American Foundation for Suicide Prevention atribuiu a edição da cena uma “mudança positiva” que mitiga “o risco para espectadores adolescentes mais vulneráveis.”
O criador do programa, Brian Yorkey, comentou que espera que a edição possa fazer a série contar uma história capaz de ajudar os jovens espectadores de forma a encorajar a empatia a todos que assistissem, bem como a intenção de mostrar aquela cena seria de “contar a verdade sobre o horror do ato e garantir que ninguém jamais quisesse recriá-lo.”
Nerd-boêmio, natalense. Quando não está procurando inspiração para a vida nos filmes/séries, está ouvindo músicas chorosas. Um filme de Star Wars e uma música dos Beatles não se nega a ninguém. Formado em Direito e tentando a sorte na seção de notícias da Cinematologia.