Morreu hoje (19), aos 88 anos, o ator britânico Ian Holm, conhecido principalmente por interpretar Bilbo Bolseiro em ‘O Senhor dos Anéis’. A morte foi confirmada ao jornal The Guardian pelo agente do ator, que apontou complicações decorrentes do Mal de Parkinson como causa do óbito.
Segundo seu agente, Ian morreu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador. “Ele era charmoso, gentil e ferozmente talentoso, e nós sentiremos imensamente a sua falta”, completa. O ator deixa cinco filhos.
Ian sempre teve sua carreira ligada à obra de J. R. R. Tolkien. Décadas antes de viver Bilbo nos filmes de Peter Jackson, ele deu voz ao personagem Frodo na adaptação para rádio produzida pela BBC em 1981.
Nascido em 12 de setembro de 1931, Ian atuou em mais de 130 títulos entre cinema e televisão. Além de Bilbo, ele teve destaque em ‘Alien: O Oitavo Passageiro’ (1979), no papel do androide Ash. O ator também é lembrado pela participação em ‘Carruagens de Fogo’ (1981), pela qual venceu o prêmio BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante; ‘Brazil: O Filme’ (1985), ‘O Quinto Elemento’ (1997), ‘O Dia Depois de Amanhã’ (2004), entre outros. Seu último trabalho foi como Bilbo Bolseiro em ‘O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos’ (2014).
Jornalista e curioso pelo mundo. Apaixonado por imagens bonitas, diálogos bem escritos e Krzysztof Kieslowski.