No cinema há espaço para a abordagem de diversos assuntos, incluindo os esportes, tão amados por uns e odiados por outros. Na história dos filmes houveram várias modalidades que foram o centro de enredos diversos, uns até chegaram a figurar em grandes premiações, como o Oscar.
Listo aqui quatro filmes que usam o esporte como força motriz e mostram como cinema, arte e esporte podem ser conectados com sucesso.
Rocky, Um Lutador
Lançado no ano de 1976, “Rocky, Um Lutador” além de contar com Sylvester Stallone em seu papel principal, ainda figura com o ator em outro cargo importante, o de roteirista. A obra é dirigida por John G. Avildsen.
Rocky Balboa é um morador de Philadelphia, pertencente a classe trabalhadora, mora em um bairro humilde e é boxeador nas horas vagas. Ele é escolhido de maneira aleatória para ser o próximo adversário de Apollo Creed, considerado o melhor lutador do mundo. Vemos aqui como o esporte pode mudar a vida de duas pessoas de classes sociais completamente diferentes.
Carruagens de Fogo
As olimpíadas também foram abordadas no mundo cinematográfico, e talvez poucos filmes fizeram melhor do que “Carruagens de Fogo”, lançado no ano de 1981 e dirigido por Hugh Hudson.
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 1924, que será na cidade de Paris, dois corredores britânicos estão em uma disputa pessoal por uma vaga na equipe olímpica. Os rapazes são completamente diferentes um do outro, um é missionário e corre por sua fé em Deus e o outro deseja provar sua capacidade para a sociedade. O filme mostra como os dois são unidos em prol de um objetivo e como o missionário encara o desafio de uma prova em um domingo, porque ele se recusa a correr nesse dia devido a sua religião.
Coach Carter – Treino Para a Vida
Sem dúvida um dos melhores filmes sobre educação e com o basquete de pano de fundo, “Coach Carter” de 2005, conta com Samuel L.Jackson no papel principal e é dirigido por Thomas Carter.
No ano de 1999, o técnico Carter retorna ao bairro onde cresceu para ser técnico do time de basquete da escola onde estudou. Lá, ele decide impor um regime rígido que faz os alunos se comprometerem com o time e as notas de maneira igual, ou seja, sem notas boas, o membro do time não pode jogar. Enfrentando uma resistência dos alunos e da direção da escola, Carter decide dar aulas para os jogadores, já que ele descobriu que as notas deles são fracas porque os professores não se importam com o ensino.
O Homem que mudou o jogo
Um dos esportes norte-americanos mais populares tem um de seus melhores filmes em “Moneyball – O Homem que mudou o jogo”, protagonizado por Brad Pitt e Jonah Hill e dirigido por Bennett Miller, a obra foi lançada no ano de 2011.
O gerente do Oakland Athletics, Billy Beane, interpretado por Pitt, tem pouco dinheiro para melhorar o time. Ele decide por em prática um sistema ousado de administração de finanças e para isso, conta com a ajuda de Peter Brand (Hill). A partir desse sistema, o time foi considerado um dos melhores da década de 80 e o mecanismo ainda é usado nas gestões atuais.
Formado em Jornalismo e apaixonado por cinema desde pequeno, decido fazer dele uma profissão quando assisti pela primeira vez a trilogia “O Poderoso Chefão” do Coppola. Meu diretor preferido é Ingmar Bergman, minhas críticas saem regularmente aqui e no assimfalouvictor.com