Um dos assuntos mais prolíficos para documentários são pessoas e suas vidas, então é natural que, no mundo da música, grandes personalidades ganhem seus documentários, ou para homenagear suas vidas e carreiras, ou apenas como forma de dar mais vida ainda a arte.
Seguem cinco indicações de documentários musicais, que abordam a vida de cantores, cantoras e bandas.
Amy
Lançado em 2015, “Amy” é dirigido por Asif Kapadia, o mesmo diretor do documentário “Senna” sobre o piloto brasileiro da categoria automobilística Formula 1. E esse filme sobre a cantora tem características que fogem do gênero.
Pois o foco é nas fotos e os depoimentos são colocados em off, assim, ao invés de termos o típico documentário com os entrevistados sentados e falando, aqui de fato vemos os fatos e os entendemos de maneira mais fácil. “Amy” também serve para a desconstrução de uma das maiores cantoras já existentes, percebemos como a carreira dela foi muito mais prejudicada pelo pai e pelo marido do que pelo álcool e drogas.
No Direction Home
Martin Scorsese, além de um diretor conhecido por vários filmes e pela parceria com Leonardo DiCaprio, também é um apaixonado por música, e em sua carreira existem várias obras com essa temática.
Lançado em 2005, “No Direction Home”, sobre a vida de Bob Dylan, é um deles. A obra tem o foco nos anos de 1961 e 1966, o auge da carreira do cantor recém premiado com o Nobel de literatura, e ainda mostra a polemica sobre a decisão de Dylan de sair do Folk e ir para o Rock, o que gerou controvérsia.
Cobain – Montage of Heck
Kurt Cobain foi o vocalista do Nirvana e é considerado um dos maiores nomes do movimento grunge, em “Cobain – Montage of Heck”, conhecemos um pouco mais de sua vida e trajetória, a partir de depoimentos de seus familiares e amigos.
Lançado em 2015 e com foco na vida pessoal do cantor, a obra faz uma grande retrospectiva, mostrando a infância de Cobain, o inicio de seu sucesso com a música e ainda tenta fazer uma explicação mais profunda da morte deste, ligada com drogas e depressão. O filme é dirigido por Brett Morgen.
Pearl Jam Twenty
Além do grande filme “Quase Famosos” de 2000, o jornalista musical e diretor Cameron Crowe presenteia seu público com “Pearl Jam Twenty”, um documentário em homenagem e comemoração dos 20 anos de existência de sua banda título.
O filme realiza uma retrospectiva de toda a carreira da banda, mostrando como a cena grunge em Seattle era forte e principalmente, como o Pearl Jam se importa muito com os fãs, sempre fazendo o melhor da música em prol de seu público.
What Happened, Miss Simone?
Um dos mais bem-sucedidos originais Netflix, “What Happened, Miss Simone?” conta a história de vida de Nina Simone, uma das grandes cantoras da história e também muito importante no movimento negro, principalmente nos anos de ativismo protagonizados por Martin Luther King e Malcolm X.
A obra mostra como suas músicas se tornaram hinos para o movimento e deram voz de protesto para muitas pessoas que não tinham, “Missisippi Goddamn” é um dos grandes exemplos e pode ser escutada na obra, que é dirigida por Liz Garbus.
Formado em Jornalismo e apaixonado por cinema desde pequeno, decido fazer dele uma profissão quando assisti pela primeira vez a trilogia “O Poderoso Chefão” do Coppola. Meu diretor preferido é Ingmar Bergman, minhas críticas saem regularmente aqui e no assimfalouvictor.com