Além de poder ser algo muito pessoal, o ato de assistir um filme fora das telonas do cinema, também pode ser um evento social no aconchego da sua casa. Muitos amigos, independentemente dos seus gostos cinematográficos, tem por hábito se reunir para assistir um bom filme, comer bobagem e beber muito, nem que seja refrigerante. Assim podemos dizer que o cinema também fortalece uma amizade, além de ser uma viagem há lugares que você jamais poderia ir, e quando compartilhada com pessoas que você estima muito, se torna um momento inesquecível. Ao menos, isso acontecia antes da era dos zumbis dos smartphones.
Quem nunca se reuniu com a turma e viu aquele filme ruim de duas horas, mas que no final valeu boas risadas. Ou um certo filme de terror, que dê assustador não tinha nada, mas valeu a pipoca e a companhia. É disso que vamos tratar aqui. Dicas de seis filmes para assistir com os amigos.
Cheap Thrills (2013)
Se o teu grupo de amigos tolera filmes violentos, aprecia um suspense interessante, além de um bom humor negro, Cheap Thrills pode valer a noite assistindo. O filme conta a história de Craig (Pat Healy), que ao ser demitido do emprego, tendo sua casa prestes a ser penhorada, uma filha pequena para sustentar, e sua esposa estando desempregada, aceita entrar em um jogo inusitado, sádico e muito estranho, acompanhado de um velho amigo de escola que acaba de encontrar em um bar. A dupla embarca numa série de desafios propostos por um casal rico e aparentemente perturbado, em troca do bom e velho dinheiro.
O filme não é uma obra impecável, mas entrega um suspense de qualidade, além de ter esferas psicológicas que irão prender a atenção de seus amigos, envolvê-los e gerar muitas discussões sobre as bizarrices que o filme expõe.
Eles Vivem (1988)
Se teus amigos gostam de uma boa ficção científica e não querem ficar presos a mesmice de sempre, Eles Vivem, do icônico e único, John Carpenter, pode providenciar momentos de muita euforia em uma reunião com seus amigos mais nerds, além de uma ótima discussão social.
O filme conta a história de um homem desempregado, que um dia por acidente encontra um óculos de sol que o faz enxergar a verdade por trás de tudo, desde o rosto das pessoas, a propagandas com uma lavagem cerebral incrustada.
Apesar de algumas excentricidades da obra, que o deixa com uma pegada mais trash, Eles Vivem é uma obra prima de John Carpenter e hoje em dia toma para si o status cult e dentre os cinéfilos do gênero Sci-Fi, é unânime sua importância para a história do cinema e também desse gênero tão amado.
Disconnect (2012)
Uma das questões mais complicadas, é quando a turma é composta por cinéfilos exigentes, que querem um filme que possa valer um debate, além de fazer que seu público se questione e aí amigos, você que talvez só queira passar um tempo com eles, pode se sentir um pouco fora do aquário, e pressionado a escolher um filme bom e que eles ainda não tenham assistido, tarefa difícil, mas talvez, os seus problemas possam ser resolvidos, pois caso ainda não tenham assistido o filme independente Disconnect, você pode acabar ganhando muitos pontos com essa galera.
Disconnect narra três histórias diferentes que se entrelaçam nessa trama, que como as próprias palavras da sinopse dizem, ilustra os efeitos do uso excessivo da tecnologia e da busca pela ligação humana em um mundo cada vez mais conectado.Traduzindo, é um soco no estômago atrás do outro. Nos mostra que quanto mais conectados estamos, ao mesmo tempo nos afastamos cada vez mais. Mostra os transtornos que tanta exposição nos causa. Fala sobre a individualidade, sobre o sujeito fractal e dialoga sobre as mais sensíveis questões e frustrações humanas, que são ampliadas em um mundo cada vez mais acelerado e hostil.
O filme em si é um drama, com suspense metódico de fundo. Uma narrativa própria e incomum, que mostra o seu ponto de vista de uma forma muito incômoda. O filme prende e irá arrancar suspiros de seus amigos mais exigentes, além de gerar um milhão de discussões e questionamentos. O filme é excelente, e será difícil qualquer cinéfilo pensador, não adorar.
Tucker e Dale Contra o Mal (2010)
Em toda a lista de filmes voltada para a galera, é impossível não indicar um filme de comédia e um de terror, que tal os dois em um só? se sua galera apreciar uma boa história hilariante, que ainda aborda os clichês dos filmes de terror, esse é o filme certo.
O filme conta a história de Tucker e Dale, que estão de férias em sua cabana de veraneio próxima de um lago, quando jovens da cidade, os confundem com perigosos psicopatas e tudo sai do controle.
O filme é hilário, agradará gregos e troianos, seja seu grupo de amigos mais nerds, cinéfilos, viciados em filmes de terror, ou apenas pessoas que estejam afim de rir. O humor do filme funciona, assim como às homenagens aos clássicos do terror renderá muitos suspiros dos fãs mais atentos.
Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988)
Dependendo da sua turma de amigos, muitos podem preferir um bom e velho filme trash, e assim, nada melhor que pegar um bom filme dos anos 80, com uma pegada hilária. Cresci assistindo filmes trash, como Náusea Total, Fome Animal e The Stuff, e considero o gênero trash, indispensável em qualquer lista de filmes para assistir com os amigos, pois nada melhor do que rir um pouco assistindo um filme tosco. Entretanto, essa indicação vai além do que é mais simples e se viu no cinema trash daquela época.
Palhaços Assassinos do Espaço Sideral, conta a história de uma pacata cidadezinha que é atormentada com a chegada de palhaços alienígenas sedentos por sangue. O filme é um ícone do cinema trash, com um humor pontual e obscuro, pois o filme ri de si mesmo e do seu roteiro e brinca com o expectador, entretanto, estamos acostumados a filmes B e suas falhas, o que os tornam toscos, porém, Palhaços Assassinos do Espaço Sideral, é tecnicamente muito bem feito, fotografia, montagem, figurinos, os cenários, sinceramente, tudo isso é algo perfeccionista e diferente para um filme trash. O filme é muito bem construído tecnicamente, mas não deixa de ter a pegada trash muito bem conhecida e marcante, sendo bizarro e apavorando em alguns momentos, e em outros lhe matando de rir. Acredito que esse filme pode ser uma ótima escolha para o seu grupo de amigos.
Espíritos – A Morte está ao Seu Lado (2004)
Em nenhuma lista de respeito pode faltar um bom filme de terror. E a melhor coisa nos filmes de terror, é que você vai assisti-los várias vezes, e irá sempre tomar o mesmo susto. Um bom filme de terror não perde a validade e é sempre uma ótima pedida para assistir com os amigos e nesse caso específico, de assistir em grupo, quanto mais cenas de sustos o filme tiver, melhor.
Espíritos – A Morte está ao Seu Lado, conta a história de Jane e seu namorado fotógrafo, que após atropelarem uma jovem, começam a ver uma figura sombria em suas fotos. Assim Jane inicia uma investigação que revelará um segredo assustador.
Um dos melhores filmes de terror já feitos. Esse filme tem uma das cenas mais marcantes da história do cinema do horror, é um marco dentre os filmes voltados para o susto, e dispõe de um roteiro muito bem construído e acreditem, esse filme assusta.
P.S: Espero que tenham gostado dessa lista bizarra e ao mesmo tempo sensível. Se quiserem, podem comentar a postagem com algum pedido específico de lista, irei atender com o maior carinho.